Vendas do mês de julho foram decisivas para o SUV da Volkswagen fechar o ano na liderança. Onix é, mais uma vez, o carro mais vendido do país.
Em um ano complicado devido à pandemia e com as vendas de veículos regredindo ao patamar de 2016, segundo a Fenabrave, o Volkswagen T-Cross foi o destaque na briga dos SUV`s. Foram 60 mil unidades vendidas durante todo o ano contra quase 57 mil do Jeep.
Contribuíram muito para a liderança do T-Cross as vendas de julho, quando o carro chegou a passar o Onix no ranking de vendas e deixou o concorrente da Jeep comendo poeira.
Onix no topo do ranking
Falando em Onix, o carro continua liderando as vendas pelo sexto ano consecutivo. O Onix hatch é o carro mais vendido de 2020. Ele vendeu sozinho 135 mil unidades.
É muita coisa, levando em consideração que o primeiro concorrente direto, o Hyundai HB20, vendeu 86 mil unidades. Mas pouco em comparação a feitos anteriores: em 2019 o Onix (novamente, só o hatch) vendeu 214 mil unidades.
Outro ponto é no segmento dos carros de entrada, onde o Renault Kwid venceu o Fiat Mobi. Venceu no mês de dezembro e venceu no ranking anual. Com isso a Renault repete o bom resultado de 2019 e obriga a Fiat a rever o papel do Mobi em seu portfólio.
Vale ainda destacar a quinta posição do Gol no ranking anual. O Gol é o Volkswagen mais vendido no Brasil e completou 40 anos em 2020. Mostra que tem fôlego para ficar na linha por anos mais.
Briga dos SUVs em dezembro
Em dezembro o TurboMercado destacou a briga unidade a unidade entre os veículos desta categoria. Na briga mensal, o Jeep Renegade vendeu 400 unidades a mais que o T-Cross. Não foi suficiente para desbancar o T-Cross. Na sequência do mês ficaram Toro, Compass, Tracker e Creta com pouca diferença de unidades entre si.
Veja o ranking de vendas de dezembro:
E veja o ranking de 2020: