A Volkswagen anunciou nesta quinta (01/10) que iniciou a exportação do T-Cross para o mercado boliviano, onde o segmento de SUVs detém 41% das vendas locais. É o 19º país a receber o veículo fabricado em São José dos Pinhais-PR.
A entrada no país vizinho faz parte de uma estratégia da montadora de vender mais SUVs no mercado latino americano. Segundo a Volks, 16% dos veículos vendidos hoje no continente são do segmento de SUVs e a projeção é que ele alcance 37% nos próximos cinco anos.
Será o sexto modelo a ser vendido na Bolívia, que já tem o Gol, Voyage (chamado de Gol Sedán por lá), Fox, Saveiro e Golf GTI. A comercialização do T-Cross, será feita pelo importador Grupo Hansa, parceiro da Volkswagen há 67 anos.
A Bolívia permite a importação de carros usados e de qualquer idade. Mas atualmente o governo local incentiva a renovação da frota, com a chegada de mais modelos 0 km. Dados de 2016 apontam que 80% da frota boliviana tinha 20 ou mais anos de fabricação.
Lançado em 2019, o T-Cross já contabiliza 26 mil unidades exportadas. Além da Bolívia, o modelo é vendido na Argentina, México, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Curaçao, Rep. Dominicana, St Maarten, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Aruba e Bahamas.