Substituição do Argo, carros compactos e mistério sobre sedã. O que a Fiat prepara para os próximos anos?

Marca prepara uma nova família de veículos que deve chegar ao Brasil com pequenas adaptações e nomes diferentes. Linha europeia e brasileira não devem ser mais tão diferentes como são hoje

A Fiat vai reformular sua linha na Europa e o Brasil também participará desta renovação. Algumas revelações sobre o futuro da marca foram publicadas pelo site inglês Autocar, que entrevistou Olivier François, o CEO da Fiat.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao longo dos anos a Fiat praticamente se dividiu entre uma linha exclusiva para a Europa e outra para o Brasil. Atualmente apenas o Fiat 500 elétrico é um carro comum às duas linhas e isso não é mais um desejo da marca. Desde que se fundiu com a Peugeot e gerou a Stellantis, a Fiat estabeleceu que quer produtos similares nos mercados onde atua.

Significa basicamente que produtos muito diferentes só existirão se forem imprescindíveis para o mercado local, como é o caso da Toro e da Strada, que fazem sucesso no Brasil e devem ter novas gerações, mas considerando sempre um padrão da linha.

Na Europa a marca já lançou o Fiat Grande Panda que tem versões híbrida e elétrica. Ele chegará ao Brasil no ano que vem com algumas mudanças e deve ter um novo nome, que ainda não foi definido. Há apostas para a volta do nome Uno e também para um “Novo Argo”. Com isso o novo modelo deve substituir de fato o Argo atual.

Sobre o Mobi ainda não há uma pista sobre o que a marca pretende fazer. Isso porque qualquer novo modelo que chegue não terá condições de manter a faixa de preços do Mobi, que já não é baixa, e isso importa muito para o mercado brasileiro.

O que se sabe, ainda segundo o que foi publicado pelo site Autocar, é que pelo menos a Europa terá novas versões do 500 e do Panda (que atualmente tem visual defasado, é chamado de ‘Pandina’ – Pandinha para os italianos – e está posicionado abaixo do ‘Grande Panda’ que citamos acima). Assim, estes seriam também candidatos para virem ao Brasil e, no caso do ‘Pandina’, substituir o Mobi lá na virada para o ano 2030. Aqui pura especulação, mas a real é que o Mobi deve ficar no mercado por mais alguns anos.

Fiat 500 terá ajustes agora e nova versão em 2029

O 500 continua sendo um carro mais nichado. A Fiat deu um passo em falso com ele ao torná-lo 100% elétrico. O resultado é que não há vendas suficientes como a marca planejou e agora a Fiat trabalha no relançamento do 500 em sua versão híbrida. Ainda com essa correção de percurso, um novo Fiat 500 está previsto para 2029.

Fiat 500 atual deverá ter sucessor em 2029 (foto: Fiat)

Pulse e Fastback

Pulse e Fastback não tem similares na Europa. O Fiat 600 até faz as vezes de SUV compacto na Europa, mas não tem qualquer relação com o modelo nacional. A dupla brasileira deverá sim ter similares na Europa em 2027 e eles posteriormente devem chegar por aqui para substitui-los.

Os nomes destes modelos ainda não são confirmados. No Brasil eles deverão manter o nome Pulse e Fastback, mas na real eles serão versões maiores do Grande Panda. Esses modelos estão sendo chamados de “Giga Panda” e “Panda Fastback”, mas há possibilidades de o “Pulse europeu” ressucitar o nome “Múltipla”. Esses veículos terão como alvo o público que hoje compra o Fiat Tipo, que será novamente aposentado.

Na parte mecânica os futuros produtos deverão ser todos com as plataformas híbridas, utilizando os motores turbo 1.0 e 1.3 que já estão presentes na linha atual. São motores ainda novos e totalmente adaptados às plataformas que a Stellantis trouxe ao Brasil para veículos híbridos de diferentes níveis.

Toro e Strada seguem, mas ganharão novo visual

Mencionado pelo CEO, a marca deverá ter um limite de produzir veículos de até 4,5 metros de comprimento e usar ao máximo uma gama de cores alegres (a linha comercial da Fiat ficará de fora desta regra). Até aí isso seria um problema apenas para a Toro, que tem quase 5 metros. Aí é que teremos uma exceção. A Toro deve passar por uma transformação pelo time brasileiro da Fiat e seguir à venda. Não há previsão que a picape seja vendida na Europa.

Uma versão picape do Grande Panda deverá substituir a Strada, que provavelmente usará o mesmo nome, dado que hoje o modelo é um fenômeno de vendas da Fiat.

Também há a possibilidade de um modelo inédito, como uma misteriosa versão “Camper” que já fo apresentada em divulgações da Fiat como um conceito (foto abaixo). É outro ponto que ainda precisa de mais informações da Fiat.

Futuro duvidoso para o Cronos

O CEO também deu algumas pistas sobre alguns outros passos que a marca poderia ou não dar. Ele disse, por exemplo, que não passa pela cabeça da Stellantis construir modelos de marcas diferentes que rivalizem entre si. Assim, no Brasil a Fiat deverá se alinhar à Citroën e à Peugeot para que os modelos atuem em faixas e entre públicos diferentes. A saída do atual Argo, por exemplo, deve dar mais espaço para o Peugeot 208.

A marca não tem um sedã planejado a curto prazo. Assim, o Fiat Tipo atual dará adeus ao mercado sem ter dado a cara no Brasil. E o Cronos virou uma incógnita, já que não há um sedã derivado do Panda. É algo que a Fiat ainda precisa se pronunciar.

A limitação de tamanho dos veículos da linha Fiat também aponta que não há qualquer chance da Fiat ter um SUV maior, como foi o Freemont no passado. Esse papel caberá à Jeep.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários