Aos poucos, os carros híbridos vão ganhando nosso mercado, ainda que com atraso. Desta vez, a Subaru lançou seus primeiros veículos do tipo no Brasil. O Forester e-Boxer e o XV e-Boxer, importados pelo Grupo Caoa.
A novidade vem junto com o facelift de meia vida da geração de ambos utilitários. O conjunto e-Boxer é formado por um motor aspirado 2.0 de quatro cilindros a gasolina de 150 cv e 19,8 kgfm, acompanhado de um pequeno motor elétrico de 12,3 kW, que entrega 16 cavalos e 6,7 kgfm.
O motor elétrico entra em ação e algumas situações, como nas saídas a partir da inércia, em retomadas ou nas altas velocidades, entregando um algo a mais para o motor a combustão. Em baixas rotações ele também pode entrar em ação e garantir uma maior economia de gasolina.
Segundo a montadora, o conjunto hibrido melhora o consumo em 19% no XV e em 11% no Forester
Junto com os motores está o câbio CVT que simula 7 marchas. A tração é integral, uma marca da Subaru. A Symmetrical All-Wheel Drive distribui força pelos eixos de acordo com a necessidade.
Como todo facelift que se preze, os modelos ganharam novos desenhos de faróis, para-choque e grade. A grade, aliás, vem com uma novidade. Ela abre e fecha de acordo com a necessidade de refrigeração. O sistema inovador recebeu nome de Active Grill Shutter.
A Subaru atualizou o EyeSight, o pacote de auxílios ao motorista. A quarta geração vem com funções aprimoradas de frenagem pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
O Subaru Forester vem com reconhecimento facial e é possível cadastrar até cinco motoristas. Ao reconhecer o motorista, o carro ajusta as configurações cadastradas de banco, espelhos, ar condicionado e computador de bordo.
Tanto o Subaru Forester e-Boxer quanto o Subaru XV e-Boxer já estão nas concessionárias. O Forester custa R$ 223.990 e o XV, R$ 193.900.