Strada vs “as outras”: picape da Fiat vende mais que a soma das concorrentes

Picape compacta da Fiat caminha para fechar 2023 como o veículo mais vendido do Brasil, também graças à concorrência

A picape Fiat Strada caminha para fechar 2023 como o veículo mais vendido no país. São 10 mil carros de vantagem para o segundo colocado. Isso em um ano onde os concorrentes fizeram mudanças para tentar diminuir essa distância: em vão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O gráfico abaixo foi gerado a partir das estatísticas de emplacamento entre janeiro e agosto de 2023, fornecidas pela Fenabrave. São dados sobre as picapes compactas que concorrem entre si: Fiat Strada, Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Renault Oroch. No melhor mês da Volkswagen Saveiro, a segunda colocada, ela emplacou 5 mil unidades a menos que a Strada.

Gráfico: em azul os emplacamentos da Strada. Em vermelho a Montana, em laranja a Saveiro e em amarelo a Oroch. (dados fornecidos pela Fenabrave)

Não é uma surpresa. A Volkswagen decepcionou na apresentação da versão 2024 da Saveiro. A marca fez suspense logo após a aposentadoria do Gol e a imprensa automotiva chegou a especular mudanças profundas que não vieram. Em agosto apresentou praticamente o mesmo carro, com o mesmo motor.

Montana vs Strada

A Chevrolet Montana foi reformulada do zero e aparece no gráfico a partir de fevereiro, quando ela começou de fato a chegar aos compradores. Entre os veículos elencados neste texto, é o modelo que tem maior qualidade para enfrentar a Fiat Strada. É mais espaçosa, tem bom acabamento e um bom motor.

O lançamento foi em janeiro, durante o Big Brother Brasil. Ainda que a picape tenha “crescido” em tamanho, as dimensões ainda deixam ela mais próxima da Strada do que da Toro.

Vale uma explicação aqui: embora a Montana apareça longe da Strada no gráfico, ela concorre com a picape da Fiat em uma faixa específica, entre o público que compra picape para servir como carro de passeio, na faixa entre R$ 120 mil e R$ 140 mil. Nesta faixa habita também a Strada Turbo, recém lançada pela Fiat (leia aqui).

Gráfico: em azul os emplacamentos da Fiat Strada e em amarelo a soma da concorrência. Fonte: Fenabrave

A terceira concorrente é a Renault Oroch, que no ano passado agregou motor turbo em algumas versões e passou por mudanças para atualizar o visual. Não surtiu efeito, o volume de vendas da Oroch é três vezes menor que o da picape da Chevrolet.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Fato é que neste momento a soma da venda das três concorrentes diretas não é capaz de bater a picape da Fiat. A Strada é, de fato, um veículo competitivo com suas várias versões e combinações. Mas a concorrência também tem sua parcela nesse sucesso.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img