Texto atualizado em 14/03/22
A Stellantis vai trazer a marca Abarth para a América do Sul este ano e ainda lançar um automóvel híbrido no Brasil em 2025. A afirmação é do presidente da empresa na América do Sul, Antonio Filosa, à agência Reuters.
Atualmente a Stellantis oferece cinco marcas no Brasil (Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën). A italiana Abarth trabalha criando variações esportivas de produtos da Fiat e seus produtos serão vendidos na rede da própria Fiat. Leia mais sobre ela aqui.
Abarth no Brasil
O lançamento da Abarth no Brasil foi confirmado pela Stellantis em 10/03 e o Pulse Abarth já foi apresentado no programa Big Brother Brasil no dia 13/03. Antonio Filosa havia dado pistas uma semana antes sobre a chegada da marca. “Você saberá ainda este ano. Começa com ‘A’, mas não é Alfa Romeo”, disse. Somente Abarth e Alfa Romeo têm o nome começado com ‘A’ no grupo Stellantis.
A Abarth trabalha na Europa vendendo variações mais potentes e esportivas de carros Fiat, como o Fiat 500. No Brasil, por exemplo, deve colocar o motor 1.3 turbo no Pulse, criando uma versão inédita e de baixo custo para a empresa. Poderíamos sonhar também com a volta de versões do Fiat 500 com motor turbo. Mas essa última hipótese é apenas devaneio nosso.
A marca Abarth já passou pelo Brasil na década passada, quando a Fiat vendeu o Fiat 500 Abarth por aqui, mas sem grande destaque. Na época a Fiat usou o nome Abarth como se fosse apenas uma versão do carro e não como uma marca independente.
Novos modelos
O executivo revela também que a empresa lançará 16 novos modelos na América do Sul. Sete seriam híbridos ou elétricos. Nessa conta estão o novo Citroën C3, versões híbridas dos Jeeps Renegade e Compass e um novo SUV da Fiat, maior que o Fiat Pulse.
Também esta semana a empresa apresentou seus planos para Estados Unidos e Europa, onde a maioria dos carros devem ser híbridos até 2030 (100% na Europa e 50% nos EUA). Para o Brasil, o foco da empresa neste momento é segurar a liderança da Fiat e da Jeep em seus segmentos e aumentar a participação de Citroën e Peugeot no mercado.
Sobre o carro híbrido, o próprio Filosa já disse no passado que o Brasil não estaria nos planos imediatos da Stellantis para um carro elétrico. Isso porque a empresa considera que o Etanol já é uma solução menos poluente e o Brasil possui uma grande cadeia deste tipo de combustível.
A solução que a marca parece buscar agora é de um veículo que combine etanol com eletricidade. Essa é uma solução que já é realidade na Toyota, por exemplo. Por enquanto a Stellantis não revela qual marca estaria por trás do desenvolvimento do carro híbrido no Brasil, mas os carros elétricos e híbridos da marca chegarão por aqui em 2025.
A Stellantis fechou 2021 com lucro de cerca de R$ 5 bilhões na América do Sul e detém uma fatia de 40% do mercado brasileiro.
* texto atualizado em 14/03/2022 para inclusão das informações sobre o Abarth Pulse.