Dona de grandes marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, a Stellantis vem dominando os principais mercados de carros da América do Sul. Além do Brasl, onde ela voltou a ter o Fiat Strada como líder de vendas em fevereiro, a Stellantis é líder de mercado na Argentina e no Chile. Os dois são o segundo e terceiro países com mais vendas de veículos na América do Sul.
No bimestre, a Stellantis vendeu 24.962 veículos na Argentina, o que representa 32,4% das vendas. O percentual é muito parecido com o do Brasil – a Stellantis domina 32,2% do nosso mercado.
Já no Chile, as marcas da empresa venderam juntas 6.380 unidades, 11,9% de participação. O Chile é um país totalmente aberto a veículos importados e, pela posição geográfica, tem facilidade de receber modelos vindos da Ásia. Por isso, há uma pulverização entre as marcas e com menos de 12% de participação a Stellantis conseguiu a liderança.
Como é o mercado de carros sul-americano
O mercado sul-americano de carros é um setor em constante evolução e diversidade. Com a presença de grandes marcas globais e também de empresas locais, a região oferece uma ampla gama de opções para os consumidores.
De acordo com dados recentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Brasil é o maior mercado de veículos da América Latina, representando cerca de 60% das vendas na região. No entanto, outros países como Argentina, Chile, Colômbia e Peru também têm visto um aumento nas vendas de carros nos últimos anos.
As montadoras globais têm investido fortemente na região, trazendo novos modelos e tecnologias para atender às demandas dos consumidores locais. Algumas das marcas mais populares incluem Chevrolet, Volkswagen, Toyota, Ford, Nissan e Fiat.
Além disso, a região tem visto um aumento na popularidade de carros elétricos e híbridos. Empresas como a BYD estão expandindo suas operações na região e investindo em veículos elétricos.
Com a crescente demanda por carros mais eficientes e sustentáveis, espera-se que o mercado sul-americano de carros continue a evoluir e se adaptar às necessidades dos consumidores.