Stellantis anuncia lucro recorde no primeiro semestre de 2023

Lucro operacional do conglomerado superou os 14 milhões de euros no primeiros 6 meses do ano

A Stellantis divulgou os aguardados resultados financeiros globais do primeiro semestre de 2023. A receita totalizou 98,4 bilhões de euros, alta de 12% em comparação ao mesmo período de 2022. O lucro operacional ficou em 14,1 bilhões de euros em 2023, representando um crescimento de 11% em relação ao ano passado. Já o lucro líquido alcançou a marca de 10,9 bilhões de euros, o que significa um aumento de 37% em relação aos seis primeiros meses de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os números se referem ao desempenho global, mas os dados locais também foram analisados no relatório. Um destaque notável foi o crescimento de 4% nas exportações feitas pela América Latina, impulsionado pelos aumentos nos volumes de Citroën C3, Fiat Fastback, Fiat Argo e Peugeot 208, que conseguiram compensar as quedas nas exportações dos veículos Jeep e Ram.

Stellantis anuncia lucro recorde

Além disso, a receita líquida na região cresceu 5%, principalmente devido ao aumento dos volumes e à elevação dos preços líquidos, como resultado das flutuações no valor do peso argentino, conforme mencionado pela Stellantis. O lucro operacional na América do Sul registrou um ajuste de 7%, principalmente devido ao aumento dos preços líquidos no Brasil, refletindo a situação de mercado desafiadora e o aumento dos custos com matérias-primas.

A Stellantis informou que está seguindo com sucesso o plano Dare Forward 2030, que prevê a redução da pegada de carbono, com o objetivo de atingir a neutralidade até 2038. Em 2022, a fabricante conseguiu reduzir a pegada de carbono em 3,8%, e espera-se que essa porcentagem aumente à medida que implementam espaços de trabalho colaborativos com foco na sustentabilidade.

Além disso, a empresa está buscando parcerias estratégicas, como a aquisição de uma participação de 33,3% na Symbio(5), líder em mobilidade a hidrogênio.

Paralelamente, o grupo está investindo na eletrificação de todas as 14 marcas, o que, segundo a Stellantis, permitiu que a empresa alcançasse a terceira posição nas vendas de carros elétricos na região EU30 e a segunda posição entre os veículos de baixa emissão de poluentes nos Estados Unidos. Atualmente, a empresa oferece 25 modelos elétricos e planeja lançar mais 23 até o final de 2024. A construção de uma segunda fábrica de baterias em parceria com a Samsung, anunciada recentemente, deve fortalecer ainda mais a presença do grupo nesses segmentos.

Outro motivo para a melhora nos números, se explica pelas próprias finanças da Stellantis. Nos Estados Unidos, a empresa tinha cerca de 4 bilhões de euros em recebíveis no final de 2023, e espera-se que esse valor aumente para 9 bilhões de euros até o final de 2024.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES