A Stellantis anunciou hoje um plano de investimentos significativo para a região da América do Sul, totalizando R$ 30 bilhões de 2025 a 2030, um dos maiores valores na história da indústria automotiva brasileira e sul-americana. 40 novos produtos devem ser lançados durante o período, bem como o desenvolvimento das tecnologias Bio-Hybrid e inovações em descarbonização na cadeia de suprimentos automotivos, além de novas oportunidades estratégicas de negócios.
O anúncio da Stellantis é quase uma resposta à concorrência, que fez divulgações parecidas, como a Hyundai, a Chevrolet e a Volkswagen.
A empresa tenta, assim, fortalecer a liderança na região, e acelerar a realização do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, mantendo a empresa como líder da mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.
Este plano prevê o investimento de mais de €50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década, incluindo o Brasil e a América do Sul, com o objetivo de tornar a Stellantis em uma empresa com zero emissão de carbono até 2038.
“Este anúncio reforça nosso compromisso com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “A América do Sul assumirá um papel importante na aceleração da descarbonização da mobilidade, conforme delineado em nossa estratégia de crescimento. Gostaria de agradecer a cada membro da equipe envolvido em ajudar a criar e executar nossa estratégia de investimento.”
Uma das principais áreas de foco deste investimento é a tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis. O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento dessa tecnologia. A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis.
A expectativa – ainda carece de confirmação da Stellantis – é que o primeiro dos híbridos leves deve ser anunciado no segundo semestre de 2024. Falta saber qual o modelo da linha, se Fiat Too, Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander ou até a Ram Rampage. Mais adiante, veículos de entrada também deverão contar com a tecnologia híbrida leve.