Staria: Van de luxo da Hyundai faz sucesso em países vizinhos do Brasil

Versões de luxo oferecem experiência de carro um carro de passeio ao passageiro. No Peru o veículo é usado em agências de turismo e transporte executivo

A Hyundai lançou em 2021 na Coreia do Sul a sua van Staria. Com o visual futurista e versões com muito conforto interno ficou a dúvida se o veículo caberia apenas para os países desenvolvidos. Ela não chegou ao Brasil, mas nos nossos países vizinhos ela já é popular no transporte de executivos e turistas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Van Staria rodando na região de Cusco, no interior do Peru, em outubro de 2024 (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

A Staria tem versões com capacidades para 7, 9 ou 11 passageiros. Em recente visita ao Peru me chamou a atenção o número de Starias circulando pelas cidades. Pelo centro da capital Lima ou pelos bairros de Miraflores e San Isidro é quase impossível circular sem encontrar com um exemplar.

É bonita, chama a atenção. Difícil relacionar com o que a Staria concorreria no Brasil. Ela atenderia bem uma família grande até um grupo médio de viajantes. Ficaria portanto acima de uma Chevrolet Spin e abaixo de uma Mercedes-Benz Sprinter. No interior do Peru, por exemplo, a Staria é usada para levar grupos de estrangeiros para pontos turísticos que optam por pagar mais e ter um certo conforto que as vans maiores não oferecem.

Van Staria rodando na região de Cusco, no interior do Peru, em outubro de 2024 (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Assim um concorrente direto para as versões mais básicas da Staria poderia ser a Citroën Jumpy. A diferença é que esta última continua parecendo uma van e a Staria oferece aos passageiros uma experiência mais próxima de um carro de passeio.



Diferencial é a versão luxo

A Staria é oferecida em três versões pela América do Sul e com dois motores diferentes, com versões a gasolina e diesel. Com o motor 3.5 V6 (câmbio de 8 marchas) a gasolina e o 2.2 (câmbio de 6 marchas) a diesel a marca oferece uma versão de passageiros (Pasajeros) e uma para cargas (Furgón).

O grande diferencial fica por conta das versões de luxo, que é a apresentada nas fotos abaixo. Existem duas opções para essa versão: uma de 7 passageiros e uma de 9.

Com motor 3.5 V6 a gasolina e o câmbio de 8 velocidades. Veja o vídeo:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Preço

Além do Peru a Staria está disponível também na Argentina, no Chile e na Colômbia. O preço médio é de US$ 40 mil nas versões mais básicas para passageiros, na conversão direta dá cerca de R$ 230 mil. Já a versão luxo sai por algo em torno de R$ 260 mil. Vale lembrar que estes preços médios já consideram impostos dos outros países. No Brasil há uma carga maior de impostos para veículos importados. A van Staria é fabricada na Coreia do Sul.

Apesar disso, apurei que existem 3 Hyundai Starias no Brasil que foram importadas de forma independente. Duas estão em Brasília e uma está em São Paulo, todas com motor 2.2 (diesel), provavelmente servindo ao corpo consular da Coreia do Sul.

Van Staria rodando na região de Cusco, no interior do Peru, em outubro de 2024 (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Não há qualquer previsão divulgada pela Hyundai para lançar a Staria no Brasil, mas meu palpite é que a marca sul-coreana perde tempo ao não trazê-la. É certo que o mercado de vans de 9 a 11 lugares não é dos mais promissores no país. Pelo preço que o veículo pode chegar (acima de R$ 230 mil) é possível que ele conflitasse com veículos de maior capacidade com o mesmo preço e que pagam menos impostos por ter produção local. É o caso das vans maiores.

Ainda assim vale lembrar que a Mercedes-Benz tentou emplacar por aqui uma van menor com apelo de melhor acabamento em algumas versões. A van Vito foi montada na Argentina e importada para cá e só ficou 3 anos no mercado. E você, acha que a Staria teria lugar no Brasil?

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários