A Hyundai lançou em 2021 na Coreia do Sul a sua van Staria. Com o visual futurista e versões com muito conforto interno ficou a dúvida se o veículo caberia apenas para os países desenvolvidos. Ela não chegou ao Brasil, mas nos nossos países vizinhos ela já é popular no transporte de executivos e turistas.
A Staria tem versões com capacidades para 7, 9 ou 11 passageiros. Em recente visita ao Peru me chamou a atenção o número de Starias circulando pelas cidades. Pelo centro da capital Lima ou pelos bairros de Miraflores e San Isidro é quase impossível circular sem encontrar com um exemplar.
É bonita, chama a atenção. Difícil relacionar com o que a Staria concorreria no Brasil. Ela atenderia bem uma família grande até um grupo médio de viajantes. Ficaria portanto acima de uma Chevrolet Spin e abaixo de uma Mercedes-Benz Sprinter. No interior do Peru, por exemplo, a Staria é usada para levar grupos de estrangeiros para pontos turísticos que optam por pagar mais e ter um certo conforto que as vans maiores não oferecem.
Assim um concorrente direto para as versões mais básicas da Staria poderia ser a Citroën Jumpy. A diferença é que esta última continua parecendo uma van e a Staria oferece aos passageiros uma experiência mais próxima de um carro de passeio.
Diferencial é a versão luxo
A Staria é oferecida em três versões pela América do Sul e com dois motores diferentes, com versões a gasolina e diesel. Com o motor 3.5 V6 (câmbio de 8 marchas) a gasolina e o 2.2 (câmbio de 6 marchas) a diesel a marca oferece uma versão de passageiros (Pasajeros) e uma para cargas (Furgón).
O grande diferencial fica por conta das versões de luxo, que é a apresentada nas fotos abaixo. Existem duas opções para essa versão: uma de 7 passageiros e uma de 9.
Com motor 3.5 V6 a gasolina e o câmbio de 8 velocidades. Veja o vídeo:
Preço
Além do Peru a Staria está disponível também na Argentina, no Chile e na Colômbia. O preço médio é de US$ 40 mil nas versões mais básicas para passageiros, na conversão direta dá cerca de R$ 230 mil. Já a versão luxo sai por algo em torno de R$ 260 mil. Vale lembrar que estes preços médios já consideram impostos dos outros países. No Brasil há uma carga maior de impostos para veículos importados. A van Staria é fabricada na Coreia do Sul.
Apesar disso, apurei que existem 3 Hyundai Starias no Brasil que foram importadas de forma independente. Duas estão em Brasília e uma está em São Paulo, todas com motor 2.2 (diesel), provavelmente servindo ao corpo consular da Coreia do Sul.
Não há qualquer previsão divulgada pela Hyundai para lançar a Staria no Brasil, mas meu palpite é que a marca sul-coreana perde tempo ao não trazê-la. É certo que o mercado de vans de 9 a 11 lugares não é dos mais promissores no país. Pelo preço que o veículo pode chegar (acima de R$ 230 mil) é possível que ele conflitasse com veículos de maior capacidade com o mesmo preço e que pagam menos impostos por ter produção local. É o caso das vans maiores.
Ainda assim vale lembrar que a Mercedes-Benz tentou emplacar por aqui uma van menor com apelo de melhor acabamento em algumas versões. A van Vito foi montada na Argentina e importada para cá e só ficou 3 anos no mercado. E você, acha que a Staria teria lugar no Brasil?