Sobe para 64% uso dos recursos para carro com desconto

Fiat foi quem mais vendeu modelos usando descontos do governo, seguida da Volkswagen

As vendas de carro zero com desconto dispararam no fim de semana. É o que informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta segunda-feira. Segundo a pasta, chegou a 64% o uso dos recursos destinados aos carros com descontos. Até quarta-feira, este índice estava em 30%.

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Em valores absolutos, as montadoras já reservaram, em 15 dias de programa, R$ 320 milhões dos R$ 500 milhões previstos pelo governo federal em incentivos. Os descontos vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil, e aqui você confere a lista completa de modelos.

Previsto num primeiro momento para durar quatro meses, os descontos podem ir só até julho, assim que o valor máximo for atingido.

A Stellantis é quem mais vendeu modelos com desconto – e consequentemente quem mais pediu abatimento. Só para a dona da Fiat e Jeep, o governo já concedeu R$ 130 milhões em abatimento de impostos. E mais R$ 40 milhões para Peugeot e Citroën. Confira a lista abaixo:

MontadoraAbatimentos
FCA Fiat ChryslerR$ 130 milhões
VolkswagenR$ 50 milhões
Peugeot-CitroënR$ 40 milhões
RenaultR$ 30 milhões
GMR$ 20 milhões
HyundaiR$ 20 milhões
HondaR$ 10 milhões
NissanR$ 10 milhões
ToyotaR$ 10 milhões
fonte: MDIC

Critérios

Para definir os descontos dos automóveis o ministério considerou três fatores: maior eficiência energética; maior densidade industrial (capacidade de gerar emprego e crescimento no entorno); e menor preço. Quanto maior a soma do carro nesses fatores, maior o desconto.

Para caminhões e ônibus novos, o escalonamento seguiu apenas o critério do preço, e em proporção inversa ao usado nos carros, ou seja, os descontos aumentam conforme os veículos vão ficando mais caros. Podem ser adquiridos modelos leves, semileves, médios, semipesados e pesados; e ônibus urbanos e rodoviários.

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Dez montadoras aderiram ao programa na modalidade ônibus e 13 na modalidade caminhões.

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