As vendas de carro zero com desconto dispararam no fim de semana. É o que informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta segunda-feira. Segundo a pasta, chegou a 64% o uso dos recursos destinados aos carros com descontos. Até quarta-feira, este índice estava em 30%.
Em valores absolutos, as montadoras já reservaram, em 15 dias de programa, R$ 320 milhões dos R$ 500 milhões previstos pelo governo federal em incentivos. Os descontos vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil, e aqui você confere a lista completa de modelos.
Previsto num primeiro momento para durar quatro meses, os descontos podem ir só até julho, assim que o valor máximo for atingido.
A Stellantis é quem mais vendeu modelos com desconto – e consequentemente quem mais pediu abatimento. Só para a dona da Fiat e Jeep, o governo já concedeu R$ 130 milhões em abatimento de impostos. E mais R$ 40 milhões para Peugeot e Citroën. Confira a lista abaixo:
Montadora | Abatimentos |
FCA Fiat Chrysler | R$ 130 milhões |
Volkswagen | R$ 50 milhões |
Peugeot-Citroën | R$ 40 milhões |
Renault | R$ 30 milhões |
GM | R$ 20 milhões |
Hyundai | R$ 20 milhões |
Honda | R$ 10 milhões |
Nissan | R$ 10 milhões |
Toyota | R$ 10 milhões |
Critérios
Para definir os descontos dos automóveis o ministério considerou três fatores: maior eficiência energética; maior densidade industrial (capacidade de gerar emprego e crescimento no entorno); e menor preço. Quanto maior a soma do carro nesses fatores, maior o desconto.
Para caminhões e ônibus novos, o escalonamento seguiu apenas o critério do preço, e em proporção inversa ao usado nos carros, ou seja, os descontos aumentam conforme os veículos vão ficando mais caros. Podem ser adquiridos modelos leves, semileves, médios, semipesados e pesados; e ônibus urbanos e rodoviários.
Dez montadoras aderiram ao programa na modalidade ônibus e 13 na modalidade caminhões.