Ele pode não ser o melhor custo-benefício da categoria, pode não ser o mais potente, nem o mais equipado e muito menos o mais barato. Mas ele tem seu público: em geral, pessoas com dinheiro e em busca de status. E a partir do ano que vem, o Porsche Cayenne vai voltar a ser alvo de desejo, ao ganhar um facelift de meia vida.
O Porsche Cayenne é considerado um dos carros mais desejados entre a classe alta brasileira. Além da marca Porsche ser sinônimo de prestígio e sofisticação, o Cayenne é conhecido por sua performance e tecnologia de ponta – embora não necessariamente entregue tudo pelo preço que pede.
O Porsche Cayenne foi lançado em 2002 e rapidamente se tornou um dos SUVs mais vendidos da marca. O modelo chegou ao Brasil em 2003 e desde então vem ganhando cada vez mais popularidade entre os consumidores brasileiros.
No início, o Porsche Cayenne enfrentou alguma resistência entre os fãs da marca, que estavam acostumados com os modelos esportivos tradicionais da Porsche – numa época que os SUVs eram ETs nas nossas ruas. No entanto, com o tempo, o SUV ganhou reconhecimento e respeito entre os amantes de carros, sobretudo de gente endinheirada.
Ao longo dos anos, o Porsche Cayenne foi atualizado e melhorado, com novos recursos e tecnologias sendo adicionados a cada geração. Em 2010, foi lançada a segunda geração do modelo, que incluiu uma série de melhorias em relação à primeira geração, incluindo design, tecnologia e eficiência energética.
A atual geração, a terceira, chegou ao mundo em 2018, adicionando mais tecnologia, mas ainda entregando menos, por exemplo, do que um Ford Edge ST. É claro que os ricos preferiram pagar mais caro pelo status de um Porsche do que ficar com um carro melhor, cujo emblema fosse visto na rua em modelos como Fiesta, Ka e Belina…
O que muda com o Porsche Cayenne 2024
Segundo a Porsche, será mais do que um facelift. O modelo terá um inédito chassi semiativo, que garante mais segurança e conforto. Além disso, receberá novo display com funções aprimoradas, além de faróis em Led Hd-Matrix.
Na motorização, mais novidades. O modelo de entrada continuará com motor V6 3.0 turbo, mas ele ganha mais 14 cavalos e 5 kgfm, totalizando 350 cv e 50 kgfm.
Já a versão S troca o motor V6 2.9 biturbo por um V8 4.0 também biturbo. A mudança agregará 34 cavalos e 5 kgfm, totalizando 468 cv e 60 kgfm. De acordo com a marca, o novo Cayenne será apresentado ainda no primeiro semestre, mas os protótipos já estão na rua fazendo testes de longa duração.