É inacreditável o mundo de possibilidades que o atual mercado automobilístimo nos permite sonhar. Mas a tecnologia também trabalha contra. Você sabia que seu carro pode estar te espionando – se não hoje, num futuro próximo – e que isso vai te custar caro?
Nos Estados Unidos, motoristas de modelos General Motors, Ford, Honda e outras marcas estão acusando as montadoras de enviar dados de condução deles para as empresas de seguro.
Ao The New York Times, Kenn Dahl, de 65 anos, disse que o preço do seguro subiu 21% em 2022, logo depois que o OnStar de seu Chevy Bolt coletou dados de como ele conduzia o modelo, por meio do aplicativo Smart Driver.
Dahl conta que foi o próprio agente de seguros que alegou que o aumento foi baseado no relatório de condução, com dados extraídos durante seis meses sem o consentimento do cliente.
Kenn Dahl ficou chocado com o que viu. O relatório possuía 258 páginas recheadas de dados sobre início e término de viagens, distância percorrida, velocidade, e até se ele freou ou acelerou bruscamente. Havia até corridas específicas, como uma curta viagem que ele fez, percorrendo pouco mais de 11 quilômetros em 18 minutos. O relatório afirmou que ele havia acelerado bruscamente duas vezes e freado de repente outras duas.
De acordo com o site da montadora americana, o OnStar Smart Driver “fornece insights de direção sobre como você pode se tornar um motorista mais inteligente e seguro”, ao mesmo tempo que permite aos usuários “ganhar distintivos ao completar desafios, desenvolver sequências específicas para diferentes hábitos de direção e visualizar todos os seus dados em um painel intuitivo.”
Para Dahl, não foi bem assim. “Parecia uma traição”, disse o americano. “Estão pegando informações que eu não sabia que seriam compartilhadas e atrapalhando nosso seguro”, completou.
A General Motors afirma que o seviço é opcional para os clientes, que dão consentimento por três oportunidades, antes que os dados sejam, de fato, compartilhados. Também disse que o cancelaento da inscrição pode ocorrer a qualquer momento.
Outras montadoras também têm acesso aos dados de condução. A Ford, no entanto, disse que só compartilha dados do condutor com a companhia de seguros se houver consentimento explícito por meio da tela multimídia no veículo.
Kia, Mitsubishi, Hyundai, Honda e Acura permitem que os motoristas desativem a coleta de dados relacionados ao comportamento na estrada em seus aplicativos.