Paixão em muitos cantos do mundo, caro demais em alguns países, o carro é, sem dúvida, motivo de interesse. Listamos aqui sete curiosidades sobre carros e números, incluindo a primeira multa de trânsito da história:
Multas históricas
A primeira multa de trânsito que se tem notícia é de 1904, em Dayton, EUA. O motorista Harry Myers foi pego correndo na West Third Street a incríveis 25 km/h. Já a multa mais cara foi dada na Suíça.
O país aplica as multas de acordo com a renda do motorista. Um milionário teve que pagar 1 milhão de dólares por furar um sinal vermelho.
Toyota vs Ferrari
A Toyota é a montadora que mais fabrica veículos por dia no mundo. Nas fábricas pelo planeta são 13 mil carros saindo a cada 24 horas. Por outro lado, a Ferrari é quem menos fabrica. A italiana constrói apenas quatro modelos por dia, no máximo.
China tem a maior frota
A China, país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, é quem tem a maior frota e também a maior relação carro x habitantes entre as maiores nações do mundo.
Assim a relação é de 0,8 veículo por habitante e o número vem crescendo, junto com o interesse do chinês por carros. No Brasil, a relação é bem menor: 0,5 carro por habitante. Em números absolutos a diferença é gritante. Temos aqui 107 milhões de veículos contra 1 bilhão e 100 milhões na China.
Togo e Mônaco na lanterna
Togo é o país com menor relação carro por habitante. São apenas dois veículos a cada mil pessoas no país africano. Mônaco, por outro lado, tem 900 carros por mil habitantes.
Mais carros que habitante
Se na média nenhum país tem mais veículos do que moradores, o mesmo não pode ser dito nos estados e províncias norte-americanos.
Em Montana, nos EUA, existe 1,1 carro para cada habitante. E em Dakota do Sul, 1,02. Aqui no Brasil, o estado de São Paulo, por exemplo, tem 0,68 carros por habitante. Assim são 45 milhões de habitantes para uma frota de 31 milhões. Apesar dos desmanches ilegais a todo vapor…
Empregos em queda
Os empregos na indústria automotiva vêm encolhendo ao longo do tempo. No começo dos anos 2000, o mercado americano viveu seu auge, com 1,3 milhão de trabalhadores em montadoras espalhadas pelo país.
Hoje, com a automação e a otimização do processo industrial, o número caiu para praticamente a metade: são 700 mil postos de trabalho. No Brasil não é muito diferente. Pois segundo a Anfavea, em 2021 eram 104 mil trabalhadores em todas as montadoras associadas do país. Em outubro de 2013, eram 159 mil.
Ford 55% T
As curiosidades sobre carros são mais instigantes sobre o início da indústria em série. Como o tempo em que a maioria dos carros do mundo era o mesmo. Pois em 1916, oito anos após seu lançamento, o Ford T dominava. 55% dos carros rodando no mundo eram Ford T.