Que Mônaco é um GP diferente, todos concordam. Tanto que é uma das corridas com mais chances de ser decidida no relógio – o regulamento prevê no máximo duas horas de GP. E foi o que aconteceu. Sergio Pérez venceu a corrida terminada antes das voltas programadas, depois de chuva, acidente grave um erro grave da Ferrari.
Sainz foi o segundo, Verstappen o terceiro e Leclerc apenas o quarto, após entrar nos boxes ao mesmo tempo em que o companheiro – uma falha imperdoável cometida pela equipe de Maranello. E a sina de azarado em casa permanece para Leclerc.
Russel foi o quinto – mais uma vez à frente de Hamilton, apenas o oitavo. Completaram a pontuação Norris (6º), Alonso (7º), Bottas (9º) e Vettel (10º).
Sergio Pérez venceu pela terceira vez na carreira, a segunda guiando pela Red Bull.
GP de Mônaco 2022: corrida atrasada
A poucos minutos do início da prova, quando todos já estavam alinhados, começou a chover em Monte Carlo e a corrida teve que ser atrasada. Após mais de uma hora de espera, os pilotos finalmente puderam largar atrás do Safety Car.
Muitos torcedores chegaram a fazer memes durante a espera, preocupados com uma possível repetição do GP da Bélgica de 2021. Para quem não se lembra, em função da forte chuva, a corrida e Spa-Francorchamps teve apenas 3 voltas, todas atrás de safety car e os pilotos levaram metade dos pontos. Felizmente, desta vez teve corrida, e uma boa corrida.
Como fica o campeonato
Leclerc desperdiçou uma chance de diminuir a diferença pra Verstappen. Pior, chegando atrás, a diferença ampliou ainda mais. E a Red Bull, com 1-3 aumentou a distância no mundial de construtores.
Visivelmente mais evoluída, a Red Bull caminha para se consolidar no campeonato, e deixar Verstappen no caminho do bicampeonato. A F1 retorna dia 12 de junho, em Baku, Azerbaijão.