Empresa espera receber crédito tributário com valor que deixou de receber do governo para produzir Q3 e Q3 Sportback
Um ano depois de anunciar o fim da operação no Brasil, a Audi anunciou que irá fazer o caminho inverso. A matriz alemã deu sinal verde para que as operações voltam à fábrica no Paraná para a produção dos Audi Q3 e Q3 Sportback. Boa parte das peças, incluindo o motor, virão importados da Alemanha para a montagem aqui.
A Audi ainda não resolveu a principal questão que a fez decidir abandonar a produção em dezembro do ano passado: o calote que ela recebeu do governo federal durante o Inovar Auto, programa de incentivos fiscais que perdurou no país de 2012 a 2017. Basicamente, as empresas que aderissem e produzissem modelos no Brasil receberiam um cashback de impostos. A Audi tem direito a mais de R$ 200 milhões, ainda não pagos pelo governo federal. Mercedes-Benz e BMW também têm valores a receber, porém menores.
A montadora espera que o valor a prometido seja convertido em créditos tributários daqui para frente, tornando a produção futura mais rentável e seus carros mais competitivos. Ela conta com isso para a retomada.
A expectativa é que a Audi recomece a produção no começo do segundo semestre de 2022, com um volume de 4 mil unidades por ano. A empresa não anunciou quantos trabalhadores serão contratados.