Seis curiosidades sobre o circuito de Mônaco da Fórmula 1

Circuito de Mônaco já teve pilotos caindo no mar e vitórias seguidas do brasileiro Ayrton Senna

Reunimos 6 curiosidades de um dos GPs mais esperados da Fórmula 1. O circuito de Mônaco é um circuito de rua que existe desde 1929 e está na F1 desde 1954. Desde então a corrida só não foi realizada uma vez: em 2020 devido à pandemia.

Confira abaixo as curiosidades:

1 – Senna, rei de Mônaco

Ayrton Senna é dono de um recorde ainda não batido em Mônaco. É o piloto que mais venceu na pista e cinco destas vitórias foram consecutivas (1989-1993). Ayrton correu 10 vezes em Mônaco, venceu 6 e subiu no pódio outras duas vezes. Quem mais se aproximo de Senna foi Michael Schumacher, com 5 vitórias.

- Publicidade -

As vitórias de Senna foram com a Mclaren, que até hoje é a maior vencedora do circuito.

2 – Circuito mais curto

O GP de Mônaco é o menor circuito do calendário atual da F1. Ele tem 3.340 metros para a disputa e a categoria compensa isso no número de voltas. São 78.

3 – Curva mais lenta

Mônaco é um circuito de rua com 19 curvas. Uma delas é a mais lenta da Fórmula 1. É a famosa curva do Hotel Fairmont Monte Carlo, que é também a mais fechada de todo o calendário e é feita pelos carros com a velocidade média de 48 km/h.

Foto: Fórmula 1/ arquivo de divulgação

4 – Parafernália gigante

Mônaco não é um autódromo, então durante o resto do ano o trecho funciona normalmente como ruas de uma cidade. Para transformar em autódromo todos os anos a F1 instala 33 quilômetros de grades e espalha 3600 pneus para proteção nas curvas.

São seis semanas para preparar o local para receber a corrida e depois mais três semanas para desmontar.

5 – Pilotos ao mar

O GP tem curvas bem próximas ao Mar Mediterrâneo, inclusive é também parte do clima desta corrida ver os iates ancorados próximos à pista assistindo a corrida. Mas, alguém já caiu no mar no GP de Mônaco? Sim! Dois pilotos.

Acidente de Alberto Ascari, em 1956 (foto: arquivo F1)

Em 1955 foi Alberto Ascari que saiu da pista quando liderava a prova e foi parar no mar. Ele saiu do mar com o nariz quebrado. Morreu quatro dias depois em outro acidente de carro. Em 1965, foi Paul Hawkins, da Lotus, que voou para fora da pista.

6 – Terra de Leclerc

Mônaco é um principado encravado na França. Quem nasce lá é “monegasco”. Charles Lecrerc (Ferrari) é o atual piloto local na categoria.

Charles, porém, nunca subiu ao pódio em Mônaco. Até o ano passado ele sequer tinha terminado uma prova em Mônaco. Ano passado ficou em quarto lugar.

Conterrâneo de Leclerc, Louis Chiron conseguiu no máximo um terceiro lugar em 1950 (ainda não era a Fórmula 1). Ele foi o piloto mais velho a correr em Mônaco.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1