Lançada em agosto de 2023, a Saveiro 2024 chegou ao seu quarto facelift nessa plataforma PQ24, estreada na geração 5 da picape em 2009. Tive a oportunidade de conhecer a picape com o tão esperado (e muito atrasado) facelift, nessa nova versão Extreme que substitui a cross no topo da linha da gama.
Como ficou?
Alguns meses depois do lançamento a chuva de críticas não foi surpresa. Depois de 14 anos do lançamento dessa geração na plataforma PQ24, e com a concorrência cada vez mais acirrada, o mínimo que a Saveiro merecia era uma geração nova. Mas não foi o que a Volkswagen fez nesse momento.
A dianteira foi completamente reformulada, alinhada ao design atual da VW. Além disso, ganhou os logos da nova identidade da marca. E só! De resto, só adereços estéticos: painel com novo desenho, volante com o novo logo adesivos, novas cores e rodas de liga.
Sobra a sensação de “ja vi isso antes” na traseira, laterais externas e interior da picape. Não é ruim, mas poderia ter recebido algo a mais para dar um ar de novidade ao interior. A coisa que mais me incomoda na linha Gol é a regulagem de altura do assento do motorista. É aquela que você puxa a alavanca e tem que desencostar do assento do banco pra ele subir. É simplesmente inadmissível em 2023 um carro com um banco assim.
Apesar disso, o pacote de equipamentos continua recheado como era na antiga Cross. De relevante temos DRLs, multimídia com boa usabilidade e espelhamento de aparelho celular, cruise control, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bancos em couro, dentre outros.
Assim como o visual, a motorização também continua a mesma. 1.6 16V MSI EA211 para todas as versões e sem a opção de câmbio automático. Fiquei com essa dúvida da opção de transmissão até o momento real do lançamento, porque esse conjunto do 1.6 16V com câmbio automático ja foi disponibilizado na linha Gol. Tecnicamente já teria uma facilidade de adaptação na Saveiro. O que infelizmente não ocorreu, muito provavelmente por questões de custos.
Picapes da VW
A Saveiro tem 41 anos de vida e foi durante muito tempo a única picape da Volkswagen (até o ano 2000 dividiu a cena de picape da marca com a Kombi). E passou a ser acompanhada pela Amarok a partir de 2010.
Em 2018 a Volkswagen mostrou no Salão daquele ano a Tarok. Uma picape projetada pela equipe brasileira de desenvolvimento da VW, baseada no T-Cross. Não passou de um sonho naquele momento. Mas uma matéria do “Motor 1” revelou que a montadora alemã deu continuidade ao desenvolvimento da picape.
E quanto custa?
A nova Saveiro está nas concessionárias disponíveis a partir de R$ 97.690 na versão Robust cabine simples e podendo chegar até aos R$114.580 na versão topo Extreme. A motorização única aspirada sem opção de transmissão automática e esses valores deixam clara a estratégia da VW de não brigar com as versões topo da Strada.
A versão topo Extreme entraria no páreo com a versão Volcano 1.3 manual da Strada com valor de R$ 115.990. Lembrando que acima dessa versão ainda temos mais 3 opções: a versão Volcano 1.3 automática, a versão Ranch e Ultra com motor 1.0 Turbo e câmbio CVT.
Veredicto
Pra quem tem Strada como concorrente, essas mudanças (com toda certeza) não serão capazes de conter as vendas da picape da Fiat. Que é mais nova e mais moderna que a Saveiro.
A sensação de déjà vu por todos os cantos pode ser monótona ou nostálgica, tudo depende do humor de quem vai comprar. Apesar de ser a velha Saveiro de sempre (isso não é de tudo um aspecto negativo), confesso que gostei do resultado visual. A única ressalva fica pela falta da opção do câmbio automático principalmente nessa versão Extreme, que tem um apelo maior para pessoa física.
As atualizações feitas na picape foram pontualmente estéticas, para mostrar ao público que a Saveiro está viva. Acredito que em breve a VW fará uma mudança substancial ao seu produto que está em um segmento cada vez mais competitivo.