Pouco conhecida no Brasil, a sueca Saab fabrica aviões. Ela é a fabricante dos novos caças Gripen, que a Força Aérea Brasileira está incorporando à frota, mas ela também já produziu carros e vendeu apenas 50 deles no Brasil. Um deles teve um dia histórico com Ayrton Senna no GP do Brasil.
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Criada na década de 1930 na Suécia para fabricar aviões, a Saab passou a diversificar suas atividades após a Segunda Guerra Mundial e começou a montar carros em 1947. Os carros da empresa ficaram conhecidos pela robustez e em 1968 a empresa se fundiu com a fabricante de caminhões e ônibus Scania.
Na fase da fusão a Scania já atuava no Brasil, apesar disso nunca trouxe os veículos de passeio da Saab para cá. A chegada do primeiro modelo da marca de forma oficial só aconteceu em 1991, pelos seguintes motivos: a GM tinha acabado de adquirir 50% da empresa e decidiu trazer 50 sedãs “Saab 9000 CD”, aproveitando o novo posicionamento do governo brasileiro da época, que decidiu liberar a importação de veículos (leia sobre isso aqui).
Carro do histórico GP do Brasil
Os 50 carros que chegaram ao Brasil foram únicos. A GM não implantou a marca no país e também não importou oficialmente mais nenhum Saab. Apesar de poucos, um Saab 9000 teve um dia glorioso.
No dia 23 de março de 1991 o piloto Ayrton Senna vencia o GP Brasil de Fórmula1. Esse foi o famoso GP de Interlagos que Ayrton teve problemas com o câmbio do carro e venceu a corrida acelerando em uma única marcha.
Era a semana de aniversário de Ayrton Senna, que foi campeão da temporada. Após receber a bandeirada, o piloto brasileiro passou mal e ficou parado na pista. Teve que ser atendido pelos médicos e levado de carro até o pódio.
Ayrton foi levado por toda a pista em um dos exemplares importados pela GM. O carro era usado pela equipe médica do GP e teve seu dia de glória. Você pode assistir esta cena aqui:
No ano 2000 a General Motors comprou os 50% restantes da empresa que estavam na mão dos suecos e em 2011 a marca de carros faliu.
A Scania saiu do negócio quando a GM entrou. A Saab permaneceu com sua unidade fabricante de aeronaves.
Como é o Saab 9000 CD
O Saab 9000 CD era um produto de luxo da empresa e foi fabricado em parceria com a Fiat, que emprestou a estrutura do Alfa Romeo 164 e o desenho é de Giorgetto Giugiaro. Já existia uma versão hatch, mas o sedã surgiu em 1989 e tinha como foco o mercado norte-americano. Na Europa rivalizava com o também sueco Volvo 760.
A versão turbo vinha com motor 2.3 que gera 200cv e faz de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A velocidade máxima é de 237 km/h. O veículo trazia freios ABS, teto-solar e airbag para o motorista, luxos para a época. O preço da época: US$ 120 mil.
É um carro grande. São 4,62 metros de comprimento e 2,67 de distância entre eixos. O modelo que veio ao Brasil tinha ar condicionado automático e aquecimento nos bancos. Luxo para os brasileiros, necessidade para um país gelado como a Suécia.
Saabs no Brasil
Usando dados do Denatran, Turboway fez um levantamento da frota ativa de carros da marca Saab no Brasil. A frota ativa é aquela que ainda possui documentação ativa e não significa que o carro esteja em condições de rodagem.
Dos 50 sedãs que a marca trouxe ao Brasil em 1991, 22 continuam com documentação ativa. A maior parte está registrada na cidade de São Paulo.
Existe ainda um único exemplar de um Saab 1968 Coupé na cidade de São Paulo, que inclusive está a venda no Mercado Livre por R$ 130 mil (em novembro de 2022).
Além disso, há um único exemplar na cidade do Rio de Janeiro do Saab 9-3 2.0 de 1998. Esse é o Saab mais moderno em solo nacional, segundo o Governo Federal. O mais antigo é um modelo 1954 que está registrado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Em novembro de 2022 existiam 47 carros Saab com registro ativo na frota brasileira.