Durante anos a Volkswagen tem patrocinado o Rock in Rio e com isso lança veículos com relação ao festival. O objetivo é atingir o público jovem, dando o rótulo de descolado ao carro. Esse ano a marca não lançou séries com o nome “Rock in Rio”, mas tornou o Nivus o “SUV oficial do festival”.
Separamos cinco carros que foram associados à franquias musicais. Alguns viraram raridades, outros têm aos montes nas lojas de usados por aí…
Fox, Gol e Saveiro Rock in Rio (2013, 2015 e 2016)
A Volks associa seu nome ao festival do Rio de Janeiro há mais de dez anos. Lançou nas três edições anteriores as versões Rock in Rio de Gol, Fox e Saveiro. O Fox foi o que se saiu melhor, já que o modelo tinha proposta que agradava mais aos jovens. Por isso ele esteve presente na linha 2013, 2015 e 2016.
Em 2013 ele foi vendido com o motor 1.6 e decoração interna de bancos e painel com detalhes em vermelho. Nos anos posteriores ele também recebeu o pacote na versão 1.0. A Saveiro com cabine dupla, meio desajeitada, também teve sua edição Rock in Rio em 2015.
Mazda Rock in Rio (2015)
A Mazda patrocinou o Rock in Rio Lisboa. Sim, o Rock in Rio virou uma franquia realizada em outras cidades pelo planeta. Na edição de 2015 a Mazda lançou em Portugal uma linha com três carros com o selo “Rock in Rio”.
O Mazda CX-3, que já falamos aqui no Turboway, o Mazda 3 e o MX-5. Segundo a marca, 30 carros destes modelos foram cedidos à organização do evento para realizar a logística do festival. Infelizmente a Mazda não vende seus carros no Brasil.
Onix Lollapalooza (2014)
Inspirado no festival Lollapalooza, do qual era patrocinadora, a Chevrolet deixou o Onix descoladinho com central multimídia, rodas de liga-leve e adesivos do festival. O motor é o velho 1.0 de guerra do antigo Onix e que equipou até mesmo o Corsa e o Prisma.
Gol Rolling Stones (1995)
Série que marcou o Gol bolinha logo na estreia do modelo. Calhou que em 1995 os Rolling Stones incluíram a América do Sul na turnê “Voodoo Lounge” e foram feitos shows no Rio e em São Paulo.
O carro era um Gol 1.6 de duas portas, vidros verdes, e vinha com um toca-fitas e uma fita do álbum da turnê. Foi vendido nas cores preta, branca, vermelha e azul. Nem vá pensando que é uma série rara de se encontrar… Segundo o Denatran existem quase 12 mil Gols Rolling Stones pelo país.
Depois do Brasil a banda foi para a Argentina e lá a Volks também aproveitou o embalo e lançou o “Gol Rolling Stones”. Mas ele tinha uma diferença: ainda era o Gol quadrado, já que a Volks ainda não tinha mudado a linha.
Fiorino MTV (1997) e Siena MTV (1998)
Para quem é mais novo pode parecer estranho associar um carro comercial como o Fiorino à uma marca jovem. Pois saiba que em 1997 a Fiorino tinha versões de caçamba aberta e fechada.
Entre as versões de caçamba aberta estava a “Trekking”, que tinha acessórios e adesivos para deixar o carro “descolado”. A ideia da Fiat foi associar o carro à uma “Série MTV”. Depois o Fiorino Trekking foi sendo substituído pelo Fiat Strada e a Fiat ainda lançou em 1998 um “Siena Sport MTV” que tinha motor 1.6 e rodas de liga-leve.