Definitivamente, a Renault gosta de alianças. Depois de juntar forças com Nissan, Mitsubishi e Mercedes-Benz por diferentes motivos, a gigante francesa anunciou uma parceria com a Geely, pensando no mercado de elétricos.
A parceria prevê a criação da marca Ampere, joint venture de veículos 100% elétricos. As duas empresas também vão desenvolver motores e transmissões de baixas emissões. Em contrapartida, a Geely terá 50% das operações de motores a combustão da Renault.
Com a parceria, a Renault espera crescer acima dos 8% ao ano a partir de 2025 e acima dos 10% após 2030, dando um novo rumo à marca, um tanto estagnada em vendas nos últimos tempos.
Se a Renault expande seu horizonte rumo à eletrificação, a Geely também cresce seus tentáculos na Europa. A chinesa já é dona de pelo menos parte da Aston Martin, Smart, Mercedes, Volvo e Lotus. Agora fica com 50% da Ampere e mais 50% da divisão de motores Renault.
Curiosamente, a mesma Europa que vê o crescimento da Geely é aquela que está preocupada com a expansão chinesa. Recentemente, mostramos que a Stellantis está apelando para medidas protecionistas para favorecer seus modelos frente à invasão asiática.