A Renault anunciou nesta quarta-feira (1º) que estruturou um centro de distribuição para atender seus clientes de veículos elétricos. É mais um passo da Renault que pretende ampliar sua atuação neste mercado no Brasil, onde as chinesas já estão avançando (leia mais abaixo).
Segundo a Renault serão mais de 170 mil peças disponíveis para toda a rede de concessionárias, encurtando o tempo de atendimento aos clientes de veículos elétricos. As peças ficam armazenadas no depósito em Quatro Barras, no Paraná, que já atendia toda a linha da marca anteriormente.
Entre as grandes marcas automotivas mais populares já estabelecidas no Brasil a Renault é que mais foca esforços na linha de elétricos. A marca já comercializa há algum tempo o Zoe e mais recentemente o Kwid e o Kangoo elétrico. Agora a marca se prepara para trazer o Mégane elétrico. Todos, porém, são importados.
Chinesas farão elétricos no Brasil
A Renault ainda não anunciou a produção de nenhum modelo elétrico no Brasil, e pelo jeito não será a pioneira. Porque as chinesas Great Wall Motors e BYD já estão investindo nestes sentido. A primeira está montando uma fábrica no interior de São Paulo e a segunda está negociando a compra da antiga Ford, na Bahia.
Em divulgações recentes a Great Wall informou que sua fábrica deve produzir em 2024 e que atualmente trabalha procurando fornecedores para seus produtos. Vale pontuar que ainda não existem grandes indústrias de carros elétricos no país, o que obrigará as chinesas a fomentar novos fornecedores ou trazer suas peças de outro país.