Renault Captur sai de linha no Brasil de forma discreta

Veículo segue disponível no site da montadora, mas nas concessionárias o veículo já é figurinha difícil de ser encontrada

O Renault Captur brasileiro está contando os dias para desaparecer de vez do mercado. Desde o ano passado o modelo foi deixado de lado e a marca priorizou o irmão mais simples, o Duster.

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O lento desaparecimento do Captur do mercado pode ser observado no relatório de emplacamentos da Fenabrave, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos. Em 2023 o Captur é o SUV menos vendido do país. Foram 315 unidades emplacadas em todo o ano.

Em outubro apenas 11 novos Captur foram para as ruas brasileiras. Significa que o Captur vendeu em todo o ano de 2023 o que o Fiat Fastback vendeu em apenas dois dias de outubro. O Fastback está na mesma faixa de preços do Captur.

Apesar destes fatos o Captur permaneceu até o último dia de outubro no catálogo da Renault brasileira. Ele era fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, mas meses atrás a produção foi paralisada. Ou seja: o que a Renault tem nas concessionárias é o que restou do estoque já produzido.

Vem outro SUV aí?

Na Argentina o SUV foi retirado do catálogo em março. No Peru também. Em ambos os países era o modelo brasileiro que era fornecido. Nem o motor 1.3 turbo de 170cv foi suficiente para dar um “turbo” nas vendas latinas do SUV.

No ano passado o site Mobiauto revelou que a Renault tiraria o Captur de linha. O caminho provável é que em breve ele seja substituído por um SUV maior, para concorrer com modelos mais caros de Jeep e Volkswagen. Um forte candidato é o Bigster, mas nada foi confirmado ainda.

É um movimento da Renault para virar o jogo e aumentar suas vendas no país em uma estratégia que inclui ainda a chegada do Renault Kardian (que ficará abaixo do Duster).

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Para lançar o Captur a Renault contratou a atriz Marina Rui Barbosa

Captur e Kaptur

O Captur brasileiro nada mais é do que uma versão mais refinada do Renault Duster. O projeto veio da Renault russa, onde era chamado de Kaptur. Por lá a marca não produz mais nada desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e sofreu boicote econômico. Assim, o Captur brasileiro e o Kaptur russo parecem ser página virada dentro da Renault.

Na Europa ele segue em linha. Com o mesmo nome, Captur, ele é um veículo um pouco maior e mais moderno que o brasileiro. O Captur europeu também serve como alternativa para a Mitsubishi oferecer o seu novo ASX.

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