Atualizada em 12/08
A nova redução de IPI anunciada pelo governo federal no final de julho teve efeito irrisório no preço dos veículos nacionais. Os carros tiveram redução de 24% na alíquota, o que indica no preço geral uma redução na média de 0,6%.
Leia também:
Preço do carro vai baixar ou subir? Montadoras prometem investir R$ 50 bi no Brasil
Tomando como exemplo o Volkswagen Gol, que ainda não teve redução de preço, com a nova alíquota ele deve baixar apenas R$ 300. Isso se a montadora não tiver gastos represados de meses anteriores para repassar sobre o preço.
Isso foi o que aconteceu com a Renault. O Kwid 2023 chegou ao mercado por R$ 65.790, valor R$ 1.500 acima do mês passado. Os dados estão no site da montadora.
A primeira montadora a atualizar a tabela de preços com redução foi a Toyota. O Corolla e o Corolla Cross tiveram redução de R$ 1.200 no preço. Com isso o Corolla por exemplo fica mai baratos que o valor de R$ 147.200 cobrado em julho, mas ainda está mais caro que o preço que vinha até junho.
A redução de preços da Toyota não chegou à linha de híbridos. Assim como aconteceu como o Renault Kwid, o Corolla híbrido ficou mais caro. A versão mais cara do carro, que hoje custa R$ 190 mil, está R$ 1.500 mais cara que em julho.
Outra marca que anunciou redução foi a Jeep. O preço cai cerca de R$ 1200 nas linhas Renegade e Compass. No Commander o preço chega a cair R$ 4 mil na versão mais cara.
Os fabricantes não são obrigados a repassar a redução do imposto. Vale pontuar que as montadoras têm feito sucessivos reajustes esse ano justificando alta no preço da matéria prima.