Desde que parou de fabricar carros no Brasil a Ford despenca no ranking de vendas e em maio saiu da lista das 10 maiores vendedoras de carros do país.
O ranking de vendas de maio aponta que a Caoa Chery superou a Ford e foi a décima fabricante que mais vendeu carros no mês. No acumulado do ano, no entanto, a Ford ainda tem uma vantagem de 10 mil veículos em relação à Chery. É o resultado das vendas dos últimos Ford Ka, Ka Sedan e Ecosport, que tiveram a produção no Brasil encerrada em janeiro e ainda tinham estoque em maio.
A Ford encerrou suas atividades como fabricante no Brasil em janeiro e informou que passou a ser apenas uma importadora, tendo como alvo o segmento premium. Com isso a Ford despencou do 5º lugar em dezembro de 2020 para o 11º em maio.
Hoje a Ford vende no país a Ranger, o Territory, o Bronco Sport, o Edge e o Mustang. O veículo mais barato da empresa no Brasil é a Ranger, que custa a partir de R$ 174 mil. Ford e Chery concorrem na faixa dos SUVs médios. Nesta categoria a Ford tem o Territory, fabricado na China, e a Chery tem o Tiggo 7, fabricado no Brasil. O produto da Ford custa a partir de R$ 180 mil. Já o da Chery parte de R$ 136 mil.
Peugeot ameaça posição da Ford
A posição ainda deve ser perdida pela fabricante norte-americana. Isso porque as vendas da Ford de maio ainda contabilizam 600 unidades do Ford Ka que estavam em estoque. Sem esses veículos a Ford venderia menos do que a Peugeot, que vem logo atrás e está em movimento de crescimento em vendas desde que se juntou à Fiat e formou a Stellantis.
Veja o ranking de maio de 2021, publicado por TurboMercado com dados da Fenabrave:
Hyundai ameaça posição da Chevrolet
A Chevrolet é a principal prejudicada na crise gerada pela pandemia. A montadora informa que está com dificuldades para encontrar componentes eletrônicos para sua produção e chegou a interromper as atividades nas fábricas. Isso fez com que as vendas despencassem 17% em maio, na comparação com o mês anterior. Com esse resultado, a Hyundai vendeu cerca de 400 veículos a menos e encostou no ranking de vendas.
O cenário é anormal, já que a Chevrolet figurava entre o primeiro e o segundo lugar em vendas até o ano passado, alternando na posição com a Fiat. Com a falta de Onix nas concessionárias, a Fiat fez uma promoção de vendas para o Argo e ampliou a liderança. A Volkswagen também avançou 4% nas vendas em relação a abril e permanece como vice-líder em vendas.
Entre as dez primeiras no ranking de vendas, apenas a Chevrolet e a Nissan tiveram queda nas vendas. As maiores altas foram da Chery (+24%) e da Honda (+21%).