A Stellantis anunciou nesta quarta-feira um recall de 341 mil picapes RAM vendidas no mundo todo, após o relato de seis incêndios envolvendo veículos da montadora. Chama a atenção que a empresa recomenda que os donos não estacionem os modelos em locais fechados até que o reparo seja feito.
Os modelos envolvidos são as picapes 2500, 3500 e os caminhões 4500 e 5500 fabricados de 2021 a 2023. A maior parte, 306 mil unidades, são de modelos comercializados nos EUA, 22 mil no Canadá e 12.500 em outros países. A Stellantis não informou se há alguma unidade vendida no Brasil prevista no chamamento.
A Stellantis informou que descobriu que o relé do aquecedor da admissão pode superaquecer. “Em situações extremas, a condição pode causar risco de incêndio”, disse a empresa em comunidado à imprensa.
Dos seis casos de incêndio, a empresa disse que em cinco os motores estavam ligados. Ninguém ficou ferido, afirmou a montadora.
Para reparar o problema, um conector elétrico será substituído, mas a empresa não informou o tempo do serviço em concessionária. Os atendimentos vão começar em março. Até lá, os motoristas vão ter que deixar suas grandes picapes em locais abertos.