2,8 mil modelos começaram a ser montados, mas tiveram que ser deixados de lado por falta de peças
A falta de peças que vem abalando o mercado automotivo desde o início da pandemia fez a Volkswagen criar um inútil estoque de carros fabricados pela metade em Taubaté/SP. Segundo o site Automotive Business, 2.800 modelos Gol e Voyage estão incompletos e parados em um pátio, enquanto trabalhadores estão em compasso de espera pela chegada de peças.
Os veículos devem permanecer assim por mais algumas semanas. A Volkswagen pretende finalizá-los até a virada do ano. Pela capacidade da planta de Taubaté, são necessários 9 dias para terminar todos os modelos – sem começar nenhum novo na linha.
Depois de férias e outras paradas na produção, os funcionários da montadora voltam a trabalhar nesta terça, 16, ainda sem saber quando exatamente vão terminar de montar o que eles começaram.
Por causa da crise dos semicondutores, cerca de 7 milhões de veículos deixaram de ser produzidos globalmente desde o começo da pandemia. A estimativa do mercado é que o fornecimento das peças só seja normalizado em 2023.