Ele tem mais de 100 anos de história, foi eternizado em filmes e revolucionou a maneira do mundo enxergar a mobilidade. Só por esta breve descrição já daria para cravar que um Ford T é caríssimo no mercado de colecionadores, certo? Não é bem assim.
É claro que o preço de um Ford T varia de acordo com as condições em que o carro se encontra e o grau de originalidade – um tanto difícil para um modelo que ficou em linha de 1908 a 1927. Mas a grosso modo é possível adquirir um Ford T por cerca de 16 mil dólares.
Em outras palavras, um Ford T custa praticamente o preço de um Chevrolet Spark zero quilômetro, nos Estados Unidos. São projetos diferentes, tecnologias e custos distintos, mas é inegável que só um deles possui história para contar.
Um exemplo bem ilustrativo é o valor pago por um internauta por um Ford T 1915, no último dia 14/11, em um site de leilões. O então proprietário, um morador do estado da Virginia, nos EUA, era uma espécie de segundo dono do modelo. Parentes dele o adquiriram nos anos 1920 e mais recentemente ele o comprou, mas agora resolveu passá-lo adiante.
O carro, muito bem conservado após uma reformulação bem grande, foi leiloado por US$ 16.250 – cerca de R$ 86 mil, ou seja, um pouco mais do que um VW Polo Track, novo modelo de entrada da Volkswagen e que chega ao nosso mercado em fevereiro de 2023.
Muitos Ford T no mercado
Embora tenha ficado em linha até 1927, foi só em 1972 que o Ford T foi superado em quantidade de modelos produzidos no mundo. Foi quando o VW Fusca quebrou a marca dos 15 milhões de unidades.
Este número ajuda a explicar por que o Ford T perdeu apelo ao longo do tempo. Com tantos modelos despejados no mercado, ele nunca atingiu um patamar de carro raro. Mesmo com muitos tendo ficado pelo caminho, o Ford T não é exatamente um carro difícil de encontrar – como ocorre com outros com um século de estrada.
Então o que explica o Fusca ter atingido um patamar mais alto de preços no mercado de coleção, já que, como vimos acima, ele vendeu até mais do que o Ford T? Outro exemplo prático: na mesma plataforma de leilões onde o T foi comprado por 16 mil dólares, encontramos um Fusca 1979 sendo leiloado, na mesma semana, por US$ 90 mil – R$ 480 mil. Mais de 5 vezes o valor do icônico T.
Uma das explicações para essa distinção de preços está no custo de produção. O Ford T novo, no auge do seu preço baixo, custou US$ 260, o equivalente hoje, com a inflação, a US$ 4 mil – R$ 21 mil. Nos EUA, um Fusca (VW Beetle por lá), nunca custou menos que US$ 1.500, o que daria hoje cerca de US$ 12 mil – R$ 64 mil. Outra explicação é o grande apelo que o Fusquinha ganhou na cena pop em todo o mundo – e que o ajudou a encarecer.
Aqui no Brasil, o Ford T ficou conhecido como Ford Bigode por causa das alavancas de aceleração que formavam um bigode ao redor do volante. Foram 8 anos em linha, de 1919 até o fim global, em 1927. Aqui é possível encontrar modelos à venda na internet custando de R$ 50 mil, praticamente desmontados, até R$ 600 mil, estes reconstruídos e funcionando normalmente.
Curiosamente, o Ford T revolucionou o mundo justamente por ter preço acessível. Um século depois, o sr. Henry Ford talvez se espantasse com o preço baixo da sua obra. Mas para quem gosta de carro e, sobretudo de história, é justo que continue cabendo no bolso.