Há mais de um ano a Ford estava encerrando as atividades de suas fábricas no Brasil. Passava de montadora para importadora, saía do patamar das maiores fabricantes do país para o status de vendedora, como faz a Kia, por exemplo.
A Ford então mudou a linha. Saíram Ka e Ecosport, que vendiam cerca de 15 mil unidades por mês juntos e vieram Bronco e Maverick. A justificativa da empresa foi que a produção nacional era deficitária e chegou a alegar que para cada carro vendido perdia R$ 10 mil.
E quanto a Ford tem vendido atualmente no Brasil?
Segundo dados da Fenabrave, que compila os emplacamentos de carros novos no país, a Ford despencou da quinta posição em vendas para décima quarta, logo atrás da Citroën e a frente apenas de marcas de luxo, como Volvo e Land Rover.
O carro mais vendido atualmente é a Ford Ranger, importada da Argentina. De janeiro à maio a empresa vendeu 5336 Ford Rangers, com participação de pouco mais de 7% no mercado de picapes maiores, que hoje é liderado por Toro, Hilux e S10.
A picape Maverick, que é menor que a Ranger, vendeu 511 unidades até maio. No mercado de picapes a Maverick, que é importada do México, está apenas a frente do utilitário Effa V22.
Sobre SUVs, a Ford oferece dois hoje em sua linha: o Bronco (importado do México) e o Territory (importado da China). O primeiro vendeu 558 unidades este ano, menos que o Chery Tiggo 8 vende em um mês. Já o Territory emplacou 478 unidades.
A Ford Transit, uma van que é montada no Uruguai, ainda não engrenou em vendas. Em maio apenas 5 unidades foram vendidas. Ford F-150, a picape mais bruta que a Ranger e que é a líder absoluta de vendas nos Estados Unidos chega aqui apenas por encomenda. Foram 6 emplacadas até maio.
Com esses números a Ford consegue ter a maior venda entre as marcas que não produzem nada no Brasil. As treze marcas que estão na frente da Ford no ranking possuem fábrica no país.
A BMW e a Land Rover, que também produzem no Brasil, estão abaixo da Ford na colocação geral. Porém são marcas para públicos mais específicos.