Talvez o investimento automotivo mais aguardado do momento, a construção da fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, segue em andamento desde janeiro de 2024. Muita gente se pergunta quando a fábrica da BYD na Bahia fica pronta. Os chineses decidiram acelerá-la, mesmo aumentando o projeto original.
O projeto original previa menos construções. Ao longo do processo, a BYD se animou e decidiu praticamente triplicar o número de prédios e galpões, um investimento que pode superar os R$ 3 bilhões. Parte do dinheiro será para melhorar a infraestrutura da região, como asfaltamento de vias de acesso.
A BYD assumiu a antiga fábrica da Ford, após a saída da montadora americana. Serão 10 mil empregos gerados, contando os empregados na construção. Mais de 60 funcionários que trabalharão na montagem de modelos foram enviados à China para serem treinados.
Embora nunca tenha anunciado uma data para conclusão, o governo da Bahia chegou a cogitar, antes do início, que a obra ficasse pronta ainda em 2024. Não será, obviamente. A BYD não cravou a data exata, mas será ao longo de 2025, mesmo com o incremento de novas obras menores.
No próximo dia 2 de dezembro, Stella Li, CEO da BYD virá à Bahia para anunciar de forma oficial o aumento nos investmentos e as próximas etapas de conclusão. Ela fará uma visita completa nas instalações.
A BYD irá fabricar na Bahia os modelos elétricos Dolphin e Yuan Plus, além do híbrido Song Plus. Camaçari terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia.