As mudanças drásticas de tarifas de importação nos Estados Unidos deixou em evidência o movimento do mercado automotivo entre países. O México será um dos mais afetados com as novas taxas de 25% e isso vai causar impacto no mercado nacional, já que o país latino é um dos principais parceiros comerciais automotivos do Brasil.
Segundo dados da Anfavea, o México recebe 14% das exportações brasileiras de veículos. O Kwid era, até o início de 2025, o carro mais exportado pelo Brasil para o México. Só que desde abril o Kwid que serve ao México passou a ser produzido na Colômbia. O México ainda exporta mais do que compra do Brasil e isso é possível graças a um acordo entre os países que permite redução recíproca de impostos.
Leia também:
– Tarifaço de Trump: qual a influência no setor automotivo?
– Veja 25 modelos vendidos nos EUA que são fabricados no México e no Canadá

E quais veículos brasileiros estão disponíveis para os mexicanos comprarem? A Volkswagen é atualmente a maior exportadora brasileira de veículos. Algumas montadoras vendem por lá versões exclusivas, fabricadas no Brasil e que não existem no Brasil, como é o caso de alguns modelos da linha Fiat.
Chevrolet Montana;
Chevrolet Tracker;
Fiat Mobi;
Fiat Argo;
Fiat Pulse;
Fiat Fastback;
Hyundai HB20;
Hyundai HB20S;
Jeep Commander;
Jeep Compass;
Jeep Renegade;
RAM 700 – produzida na fábrica da Fiat em Betim (MG), nada mais é do que a Fiat Strada com o símbolo da RAM;
Renault Kardian;
Toyota Corolla;
Toyota Corolla Cross;
Volkswagen Polo;
Volkswagen T-Cross;
Volkswagen Saveiro;
Volkswagen Nivus;