Separamos quais são os modelos que estão no forno para lançamento em 2024. Alguns modelos da lista já estão fazendo hora extra em nossa sessão de “próximos lançamentos”. A Fiat Titano, por exemplo, que atrasou e ficou para 2024.
Veja quais são os veículos que devem ser lançados no Brasil em 2024:
Citroën Aircross
A Citroën já apresentou à imprensa o seu C3 Aircross, mas ele ainda é novidade nas ruas. Para março a marca deve lançar o Aircross de 7 lugares, que promete tirar o sono da Chevrolet com a Spin. O motor é o 1.0 turbo desenvolvido pela Fiat.
Chevrolet Spin de cara nova
Faz tempo que a Chevrolet está enrolando com o facelift da Spin. Na prática, o carro vai mudar frente e traseira pra se alinhar com o que a marca vem fazendo com sua linha atual. Na traseira, por exemplo, deve ter uma peça plástica ligando uma ponta a outra, como na Montana. Essa mudança é para dar fôlego ao carro na concorrência com o Aircross. A expectativa é: o motor 1.8 aspirado de sempre continua?
Mini golfinho da BYD
Depois do sucesso do elétrico Dolphin, a BYD deve lançar o mini Dolphin. A marca chinesa aproveitou o boom do Dolphin (golfinho, em inglês) para renomear o seu carro mais barato, lá fora chamado de Seagull (gaivota, em inglês).
Peugeot enfim de cara nova
Você já reparou que o logo da Peugeot mudou há algum tempo e os veículos nas lojas ainda ostentam o logo antigo? Pois é, a marca deve fazer mudanças na linha em 2024. O 208 receberá atualização para ficar semelhante ao que roda na Europa e o 2008 deve, enfim, ficar semelhante ao modelo europeu.
Kia EV9
A Kia já disse que vai trazer o EV9 ao Brasil. O SUV de sete lugares é elétrico e importado. Ainda não há valor divulgado, mas a alta no imposto de importação já indica que não chegará barato.
Volkswagen T-Cross revitalizado
Já foi lançado no exterior e já está sendo vendido em alguns mercados. No Brasil a atualização deve chegar logo no começo do ano.
Picapes
Chevrolet S10
Outro modelo que a GM segura há um tempo a atualização de sua picape fabricada no interior de São Paulo. Já vimos inúmeros protótipos por aí, mas nada do veículo ser apresentado. Em 2024 há uma boa vitrine para isso: a marca anuncia no Big Brother Brasil e espera-se que pelo menos um caldinho da S10 seja mostrado. A foto que ilustra esse texto é da irmã da S10, a Chevrolet Colorado, que serve ao mercado norte-americano e é um projeto irmão da S10.
GMW Poer
A GMW está finalizando a instalação de sua fábrica no Brasil. O primeiro produto da marca é o SUV Haval, que já está rodando por aí há meses. Agora espera-se a chegada de uma picape híbrida, a Poer. É uma aposta. Será que emplaca no Brasil?
Outro produto esperado é o Tank, um SUV off-road da marca que pode chegar também em 2024.
Volkswagen Amarok
Sem atualização há muito tempo, a Volkswagen acordou ao ver que o mercado é tão bom que atraiu até grandes players chineses. Só que ao invés de trazer a versão atualizada, que já é vendida no exterior, a marca optou por uma atualização do modelo atual. O motor V6 turbodiesel permanecerá o mesmo.
Mitsubishi L200
A Mitsubishi deve trazer a atualização da L200 ao Brasil. Porém a expectativa é que chegue importada, o que coloca uma grande incógnita sobre a fábrica da marca em Catalão (GO). Nos últimos anos essa fábrica reduziu o número de modelos produzidos, principalmente porque houve mudança na regra de emissão de poluentes.
JAC Hunter
A JAC nos últimos anos se dedicou ao mercado de elétricos. Agora a marca programa para março o lançamento de uma picape turbodiesel. A JAC Hunter T9 chegará para concorrer com essa de baixo aí, a Titano. Só que a marca prepara também o lançamento de uma versão elétrica da Hunter.
Fiat Titano atrasada
Deixamos essa por último. A Fiat deu bola fora fazendo suspense para o lançamento da picape no final de 2023, mas adiou o lançamento para 2024. A Titano receberá nomes de versões semelhantes à Toro e Strada, mas na prática ela é um produto da Peugeot de origem chinesa. A expectativa é pelo preço, já que o mercado dela já tem vários concorrentes de peso.
*as fotos deste texto são de divulgação das marcas, com exceção da Amarok. A foto da Amarok foi vazada em redes sociais sem identificação do autor.