Quais são os carros elétricos vendidos no Brasil?

Fizemos uma lista dos carros elétricos vendidos atualmente no país. Ainda são poucos e todos são importados.

Os elétricos estão mudando a cara do mercado automotivo pelo mundo. No Brasil a mudança ainda é muito tímida, eles representam uma fatia minúscula do mercado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dos modelos vendidos no Brasil, todos são importados, o que preocupa. É que os elétricos demandam uma tecnologia totalmente nova, o que não significa apenas adaptar as fábricas existentes aqui.

Na lista abaixo estão os veículos 100% elétricos, o que exclui os híbridos como os veículos da Toyota. E quais são os carros elétricos vendidos no Brasil? Listamos abaixo:

Fiat 500e

Fiat 500 elétrico (foto: Fiat)

O lançamento da Fiat é importado da Itália e já está no mercado europeu desde o ano passado. Visualmente é o Fiat 500 que conhecemos modernizado, mas na realidade é um carro criado do zero, 100% movido a eletricidade.



O propulsor do Fiat 500 consegue atingir 118cv e 22,4 kgf/m de torque, saindo de 0 e atingindo 100 km/h em apenas 9 segundos. O carro é totalmente elétrico e pode rodar até 320 km com uma carga completa. No Brasil é vendido em versão única e está disponível por R$ 239.990. Leia mais sobre ele.

Mini Cooper SE

Primeiro Mini Cooper elétrico exportado da Inglaterra para o Brasil (Foto: Mini)

Importado da Inglaterra, o Mini Cooper elétrico foi lançado esse ano na Europa e chegou rápido ao Brasil.  É equipado com motor elétrico de 135kw (184cv) e tem autonomia entre 203 e 234 quilômetros por ciclo de carga.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima do carro é de 150 km/h. Ele custa atualmente o mesmo valor do Fiat 500, R$ 239.990. Porém, o Mini tem uma versão com acabamento premium por R$ 264.990. Falamos dele aqui.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Renault Zoe

Renault Zoe (Foto: Renault)

O Zoe é fabricado na França e já roda há um tempo pelo Brasil. A versão atual, lançada este ano, tem acabamento mais refinado do que as versões vendidas anteriormente. A autonomia agora chega aos 385 quilômetros com uma carga. O motor elétrico também ficou mais potente, gerando 100kW (136 cv) e 24,5 kgfm de torque.

Anteriormente o carro rendia 92 cv. O Zoe agora atinge 100 km/h em 10 segundos (antes levava 13 segundos). O Zoe sai por R$ 204.990 na versão mais básica que já oferece controle de estabilidade e sensor de chuva. A versão mais cara tem assistente de frenagem e monitor de pontos cegos. Sai por R$ 219.990. Falamos dele aqui.

Chevrolet Bolt

Chevrolet Bolt (Foto: Chevrolet)

O Bolt já é vendido no Brasil, mas em setembro ganhará a versão renovada que já roda nos Estados Unidos, onde é fabricado. O novo sistema de recarga é de 11kW (antes era 7kW), o que permite uma carga para rodar 68 quilômetros em uma hora. 100% da carga em até 7 horas em uma rede de energia normal.

O carro ainda tem um sistema de carregamento rápido que permite carregar em 30 minutos o suficiente para rodar 160 quilômetros, quando conectado numa rede que suporte os 55kW. A autonomia do novo modelo é de cerca de 400 km. A versão Premier atual sai por R$ 270 mil. A Chevrolet ainda não divulgou preços da versão 2022, mas você pode conhecer o carro aqui.

Nissan Leaf

Nissan Leaf (foto: Nissan)

O Leaf foi lançado oficialmente no Brasil em 2019 e é importado do Japão. Ao lado do Renault Zoe, é um pioneiro. O modelo está equipado com um motor com potência equivalente a 149 cv e traz uma bateria de 40 kWh que garante uma autonomia de 272 km. O Leaf custa R$ 277.990.

Audi e-Tron

O Audi e-tron tem uma das melhores (maiores) autonomias entre os modelos vendidos aqui: 436 quilômetros. Ele é equipado com dois motores elétricos que desenvolvem até 408 cavalos. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, o que o torna também um dos carros mais rápidos desta lista.

Por dentro o carro tem o cockpit para motorista nenhum reclamar de ter um dia de “piloto”. A velocidade máxima é de 200 km/h, tem ar-condicionado de 4 zonas e o preço parte de R$ 550 mil, dependendo da versão. A mais cara, mais esportiva, passa dos R$ 600 mil.

BMW i3

BMW i3 (foto: BMW)

O I3 é fabricado na Alemanha, o carro tem um visual bem diferente dos seus irmãos de linha e tem um dos melhores acabamentos internos entre os demais elétricos que estamos citando aqui. Não poderia ser diferente, já que a marca se posiciona na categoria premium.

Segundo a marca, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia é de 260 km. Custa R$ 274.950 na versão básica e R$ 283.950 na versão mais completa.

A BMW terá outros modelos elétricos nos próximos meses. O site da montadora já anuncia pré-venda do i4, um coupé elétrico, do iX e do iX3, dois SUV’s.

JAC iEV20

A JAC é a empresa que mais oferece opções em carros 100% elétricos. Os carros são importados da China e a empresa já está há um bom tempo no Brasil, apesar de ter prometido construir uma fábrica na Bahia, o empreendimento nunca saiu do papel.

Voltando ao carro, ele tem boa autonomia, a JAC promete 400 quilômetros. O iEV20 é o elétrico mais barato do Brasil, custando R$ 159.000, segundo a importadora.

JAC iEV40

JAC iEV40 (foto: Diego Tribst/ Turboway)

É uma versão maior do iEV20 e que tem porte de SUV, embora a JAC afirme que o iEV20 também seja um SUV. A autonomia do veículo é de 300 km e vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.

O veículo tem boa gama de opcionais e não é difícil ver um rodando pelas ruas. Para quem não conhece o carro, chega a confundir pela traseira com o Argo. O iEV40 sai por R$ 189.900. Nós fizemos um test-drive deste modelo, leia aqui.

Volvo XC40

Volvo XC40 (Imagem: Volvo)

A Volvo em breve só comercializará veículos elétricos em todo o mundo. Por tabela, o Brasil entrará nessa onda, já que a Volvo importa seus veículos da Suécia. O XC40 é o primeiro da linha totalmente elétrico e está em pré-venda (chega em setembro).

O SUV tem uma das maiores autonomias entre os carros vendidos aqui: 418 quilômetros com uma carga. É também o mais rápido: de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e totalmente integrado com a tecnologia do Google para carros semiautônomos. Sai por R$ 389.950. Existe uma versão do XC40 mais barata, por R$ 269 mil, mas ela é híbrida.

JAC E-JS4

Elétrico da JAC (Foto: JAC)

A JAC apresentou uma versão anterior desse SUV elétrico como T60 Plus. É o veículo que apresenta um dos melhores desempenhos, analisando os dados fornecidos pela própria fabricante.

Ele tem autonomia de 420 quilômetros e desloca de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. O acabamento no interior é semelhante a um SUV intermediário, mas tem alguns elementos interessantes como o teto solar. Sai por R$ 249.900. Nós falamos mais deste carro aqui.

Caoa Chery Arrizo5

Arrizo 5 elétrico (Foto: Caoa Chery)

O Arrizo5 tem sua versão nacional a combustão e a versão elétrica. A elétrica é importada da China e não tem o preço informado no site. O motor elétrico gera o equivalente a 122 cv de potência e 28,1 mkgf de torque. O sedã pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.

A velocidade máxima é de 152 km/h. . O carro chegou em 2019 nas concessionárias com preço de R$ 165 mil. Atualmente para comprar o Arrizo5e é necessário consultar as concessionárias e depender do movimento de importação do modelo.

JAC iEV330P

Picape JAC iEV330P (Foto: JAC)

A única picape 100% elétrica do Brasil é uma chinesa da JAC. A picape elétrica da JAC está a venda sob consulta de disponibilidade e tem 150cv de potência, com autonomia de 320 km. O modelo é equipado com um motor elétrico movimentado por baterias de até 67,2 kWh, e que entrega 150 cavalos de potência e 33,7 kgfm de torque.

A tração é traseira e o peso em ordem de marcha é de 2.200 kg. Para vender sua picape elétrica, a JAC bate na tecla que o veículo tem menor manutenção do que um carro a combustível fóssil. Não está errada, já que os elétricos não possuem radiador, filtro de óleo e etc. Mas tem a bateria, que precisa aguentar todos os trancos que esse tipo de veículo passa. O preço? R$ 300 mil.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários