Em outubro do ano passado publicamos aqui sobre quais lançamentos de picapes eram esperados para este ano. Foi um dos nossos textos mais lidos do ano. Agora com a virada do ano tivemos novas confirmações e atualizações. Veja:
Ford F-150
A campeã de vendas nos Estados Unidos já está disponível em outros países da América Latina e aqui demorou a chegar. E está perto de chegar! O lançamento nas concessionárias deve acontecer em fevereiro e o preço deve ficar acima dos R$ 400 mil.
Chevrolet Silverado
A picape grande vai voltar e foi confirmada pelo presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro. Segundo a GM, a picapona chega até outubro. Versões e preços ainda não foram divulgados, porém baseie-se no preço da RAM 1500, que está na casa dos R$ 460 mil.
Por que as picaponas estão vindo agora?
A chegada da F-150 e a volta da Silverado ao Brasil têm conexão direta com a sucesso de vendas na chegada das picapes RAM ao Brasil. Quando a RAM anunciou a vinda das RAM 1500 e RAM 2500 ao Brasil pouca gente acreditou que existisse mercado amplo para esses veículos. O sucesso das vendas abriu a porteira para as concorrentes.
Chevrolet Montana
A nova Montana será lançada no programa Big Brother Brasil, da TV Globo. Chega para brigar com as Fiats Toro e Strada. Vai obrigar a Fiat se mexer, simplesmente porque mesmo na versão mais equipada ela é bem mais barata que a Toro.
Fiat Strada turbo
A Strada terá no segundo semestre deste ano sua versão turbo para enfrentar a Chevrolet Montana. A revelação foi do site Motor1 argentino, que afirma que a picape virá com o mesmo conjunto mecânico presente hoje no Fiat Pulse: 1.0 turbo e câmbio automático. É uma configuração bem superior ao motor 1.3 aspirado e câmbio automático que é oferecido hoje na versão mais cara da picape.
Além do motor turbo a picape deverá ter novidades visuais, que ainda não sabemos o que será. Porém especula-se que serão acessórios frontais e apliques no para-lamas para deixar o carro mais “parrudo”, já que a Strada é um carro menor que a nova Montana.
Volkswagen Saveiro
A única sobrevivente dos carros derivados do Gol, a Saveiro permanecerá na linha Volks e terá uma mexida no visual mantendo a estrutura atual. Especulava-se na imprensa automotiva que a picape cresceria como a Chevrolet fez com a Montana, mas isso não deve acontecer agora.
A Saveiro terá motor 1.6 16V que gera até 116cv de potência e deverá ter opção com câmbio automático. Continuará concorrendo diretamente com a Fiat Strada.
Ford Maverick híbrida
A Maverick já é vendida no Brasil, importada do México. Agora é a vez da versão híbrida, que já existe lá no México, e que já foi confirmada pela Ford para março. A Maverick Hybrid tem motor 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm combinado a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm de torque.
Fiat Landtrek
Ainda não se sabe qual o nome da picape média que a Fiat lançará este ano no mercado para concorrer com S10, Hilux e Ranger. Mas a picape é a Peugeot Landtrek (já disponível na Argentina e no Uruguai) que terá o logo da Fiat e motor turbodiesel da Peugeot.
Great Wall Poer
Ao lado do SUV Haval H6 a Great Wall vai lançar no Brasil sua picape, a Poer. A picape média já é oferecida na Argentina, onde tem motor turbodiesel. Por aqui poderá chegar híbrida. A Great Wall está finalizando a montagem de sua fábrica no interior de São Paulo e o primeiro veículo lançado (ainda importado) será o SUV Haval H6.
Ford Ranger
A nova geração a Ranger deve chegar em março e continuará sendo produzida na Argentina e alguns modelos de teste já foram vistos rodando pelo Brasil. A expectativa é que a Ford traga o motor 3.0 V6 turbodiesel que gera 240cv de potência. Com esse motor a Ford teria uma versão mais equipada da Ranger posicionada logo abaixo da nova F-150.