Quais modelos de carros foram aposentados em 2021?

Listamos vinte e dois modelos vendidos no Brasil que já foram aposentados em 2021. Outros cinco não chegarão ao final do ano.

Dois mil e vinte e um levou pelo menos 22 modelos de carro embora do mercado nacional.

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Nós contamos entre os modelos aposentados apenas quando toda a linha é encerrada, o que exclui, por exemplo, o Renault Sandero RS, que se despediu recentemente.

Veja quais são os 22 modelos que ficaram em 2021:

FIAT UNO
Depois de 37 anos o Uno chegou ao fim da linha com uma série especial de 250 unidades. A falta de atualizações e a guinada de mercado para carros maiores ajudou a matar o velho Uno. O Turboway relembrou 5 versões do Uno, que se despediu em dezembro.



Nos últimos anos o carro estava em uma concorrência estranha com seus “irmãos” Mobi e Argo. O carro tinha uma proposta semelhante à do Mobi e era mais caro, superando muitas vezes o Argo, que tem melhor acabamento e uma lista maior de acessórios. Portanto, os substitutos do Uno são os próprios Mobi e Argo.

MITSUBISHI PAJERO FULL
O SUV de luxo era vendido no Brasil desde 1991 e parou de ser fabricado em maio. Durou exatos 30 anos no mercado e deixou como legado a categoria SUV, afinal quando o Pajero Full chegou, a categoria era acessível para pouquíssimas pessoas.

O Mitsubishi Pajero foi encerrado no Brasil porque o carro não teve continuidade dentro da Mitsubishi, no Japão ele já foi aposentado em 2019. O carro se despediu com uma série especial batizada “Legend Edition”, com preço de R$ 356.990, motor diesel 3.2 com 200cv de potência. O substituto é o Pajero Sport.

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Mitsubishi Pajero
Mitsubishi Pajero Full (Foto: Mitsubishi/ divulgação)

FORD KA (hatch e sedã)
Aqui estamos falando de dois modelos de carros e eles deixaram de ser produzidos em janeiro, com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Os carros ocupavam boas posições no ranking mensal de vendas, mas um “eterno problema” de gestão na Ford fazia com que a empresa norte-americana perdesse R$ 10 mil a cada unidade vendida. Não deixou substituto.

FORD ECOSPORT
Assim como o Ka, deixou de ser produzido no Brasil em janeiro pelos mesmos motivos. O carro seguiu sendo produzido na Índia, onde recebeu agora um facelift, mas ainda assim não vai retornar mais ao Brasil. Curioso é que na Argentina o carro segue sendo distribuído diretamente da Índia, mas por um motivo específico: a Ford prometeu o Ecosport para consumidores que participaram dos “planos de ahoro”, que é uma espécie de consórcio popular por lá e agora tem que entregar o carro para cumprir o contrato. Não deixou substituto.

FORD EDGE
Retirado de linha em agosto, deixou de ser importado do Canadá e a Ford alegou dois motivos: a falta de componentes eletrônicos para produzi-lo e o foco em produtos mais competitivos. Traduzindo: o Edge custava R$ 351 mil e não vendia nada. Não deixou substituto.

TOYOTA ETIOS (hatch e sedã)
Deixaram de ser vendidos em março para liberar a linha de produção para o Corolla Cross. Curiosamente, o veículo ainda tem produção para exportação, já que a Argentina continua oferecendo o produto feito no Brasil. Nestas categorias a Toyota não colocou outros produtos, mas o Yaris foi o encarregado de absorver as vendas dos modelos.

Volkswagen Up (foto: Diego Tribst/ Turboway)

TOYOTA PRIUS
Teve seus momentos de glória no país ao apresentar uma tecnologia inovadora em 2013. É um carro híbrido, tem um motor elétrico que move o veículo e é alimentado por um motor à combustão. Com o tempo a Toyota atualizou o modelo, mas também levou a tecnologia do Prius para os modelos Corolla e Corolla Cross. Com essas opções, o Prius perdeu o sentido e sai de linha.

VOLKSWAGEN UP
Deixou de ser produzido em março, quando a fábrica de Taubaté (SP) foi paralisada por causa da falta de peças devido à pandemia. A montadora aproveitou a parada para manutenção da linha da produção para iniciar a adaptação para a fabricação do Polo Track, uma versão mais simples do Polo que ocupará a faixa do Up.

Com isso, o Up foi aposentado no Brasil e seu substituto ainda não chegou às lojas. O Up continua sendo vendido no Uruguai em uma versão elétrica importada da Europa. Essa versão não tem previsão de chegada ao Brasil.

NISSAN SENTRA
Era importado do México e não está mais chegando ao Brasil. Após o lançamento do Versa no Brasil, não fez mais sentido para a Nissan vender seu “irmão maior” com tecnologia defasada. A Nissan não anunciou substituto direto para o Sentra.

NISSAN VERSA NACIONAL (V-DRIVE)
O Nissan Versa passou a ser importado do México esse ano e a versão antiga nacional conviveu com ele com preço menor e rebatizada de “V-Drive”. O V-Drive também teve a produção encerrada e o seu sucessor natural é o Versa importado do México.

CHEVROLET MONTANA (o nome voltará em outro veículo)
A picape durou quase 20 anos no mercado brasileiro e foi aposentada em maio. Ela era fabricada em São Caetano do Sul (SP) e em seu lugar será produzida uma nova picape da mesma categoria da Fiat Toro e que será chamada de… Montana! No entanto, a Montana na categoria que estava não terá substituta.

CAOA CHERY ARRIZO5
Diferente dos SUVs da marca, o sedã Arrizo não emplacou (literalmente). Isso abriu espaço para que a marca investisse em sua versão mais moderna, que também é seu sucessor, o Arrizo6.

VOLKSWAGEN FOX
O Fox foi criado para substituir o Gol, mas nunca cumpriu a missão. Segundo a Volks, o Fox teve 1 milhão e 800 mil unidades vendidas em seus 18 anos de existência. Em setembro o modelo foi apresentado. Quinhentas mil unidades foram vendidas fora do país. O último Fox produzido é um Fox Xtreme vermelho que não será vendido. Será substituído por uma versão mais simples do Polo, chamada Polo Track.

VW Fox chegou ao fim (foto: VW)

FIAT DOBLÓ
O Dobló reinava sozinho em uma categoria sem semelhantes. Uma minivan de 7 lugares que ainda hoje é muito popular nas locadoras, tendo só o Chevrolet Spin como concorrente em número de passageiros.

Fiat Dobló nunca passou para a segunda geração no Brasil (foto: Diego Tribst/ Turboway)

O Fiat Dobló foi lançado lá no início dos anos 2000 quando o programa Casa dos Artistas fazia sucesso no SBT. A Fiat aliás usou o programa para impulsionar o lançamento. A montadora nunca trouxe ao Brasil a segunda versão do Dobló, que chegou a ser vendida no Chile e na Argentina (importado da Europa). E é isso mesmo, o Dobló nasceu e morreu no Brasil em sua primeira versão e não deixou substituto.

MITSUBISHI ASX
Ficou 11 anos no mercado, sendo 8 deles com produção nacional em Catalão (GO). O carro foi recebendo linhas mais modernas com o tempo, até a última atualização em 2018. Começou a perder terreno dentro de casa, quando a marca começou a montar por aqui o Outlander Sport, que fica como seu substituto.

KIA RIO
O Kia Rio foi um carro esperado por muito tempo no país por quem gosta de carro. Apesar de carregar o nome da cidade maravilhosa, foi lançado por aqui só no ano passado. E nesse tempo foram comercializados 540 carros. Um fiasco que se explica pela pequena rede de concessionárias da Kia no país e a faixa de preço.

Apesar do Rio ser uma ótima opção perto de seus concorrentes, a marca não fez publicidade para ressaltar essas qualidades. O resultado é que a faixa de consumidores que compra um Onix ou um Argo mal conhecia a existência do Kia Rio. Não tem substituto direto na categoria, mas a Kia passou a importar em seu lugar o Kia Stonic.

Kia Rio
Kia Rio (foto: Kia Brasil)

TROLLER T4
A Troller inteira foi aposentada pela Ford, mas vamos focar no T4, o jipe nacional que deu muito certo e que muitos acreditavam um longo futuro pela frente. Acontece que a Ford decidiu encerrar toda a sua atividade industrial no país e não aceitou vender a marca Troller e seus projetos para novos investidores.

Troller fabricou veículos por 26 anos no Brasil (foto: Troller)

Com isso, o modelo não tem mais carros novos disponíveis após 26 anos de existência da marca. A Troller está encerrando de vez suas atividades e o produto não terá substituto.

HONDA CIVIC
O Civic não foi aposentado de vez no Brasil, já que a Honda pretende importar a nova versão no próximo ano. Porém já é certo que a produção do modelo no Brasil não voltará tão cedo.

O Civic nacional era montado desde 1997, mas foi perdendo fôlego frente ao Toyota Corolla, seu grande rival mundial. A Honda pretende concentrar a produção do Civic em suas fábricas do Japão e Estados Unidos. Deve deixar para trás o Brasil e a Europa como fabricantes do modelo. Será substituído pelo novo Civic, no segundo semestre de 2022, segundo a Revista Auto Esporte.

HONDA FIT
Carro que ao lado do Civic foi sucesso por anos da Honda no Brasil, se foi. Foram 18 anos, três gerações, 600 mil unidades produzidas. Deixou de ser produzido para dar lugar ao novo Honda City, que tem agora tem uma versão hatch.

VOLVO V60
Desde 2018 a perua V60 era oferecida pela Volvo no Brasil. Era uma legítima sobrevivente deste tipo de veículo que está em extinção por aqui.

A pista que o carro não duraria muito estava nas concessionárias: os outros Volvos ganharam versões elétricas ou híbridas e a V60 seguia só com sua versão movida a gasolina. O carro foi tirado de linha em outubro e não deixa substituto.

OUTROS CARROS
Outros carros tiveram a linha 2021 como a última e foram descontinuados. No entanto isso aconteceu ainda em 2020, por isso eles não aparecem nesta lista, já que relacionamos apenas carros com anúncio de encerramento em 2021.

Carros que foram encerrados em 2020 e foram fabricados com versão 2021: Nissan March, Citroën C3, Citroën Aircross.

Também foram descontinuadas algumas versões de carros, como o Sandero RS, a versão manual da Chevrolet Spin, o Jeep Renegade Diesel e o Hyundai HB20 1.6.

OS QUE NÃO FORAM… DE VEZ.
Outros dois carros seguem em situação misteriosa: os Suzuki Vitara e o S-Cross. Isso porque a representante brasileira da Suzuki interrompeu a importação destes modelos que são fabricados no Japão. No entanto, não há uma aposentadoria sacramentada aqui e eles podem voltar às lojas no ano que vem.

Publicada originalmente em

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