A liderança na Fiat no ranking geral de venda de veículos novos no Brasil em 2023 é puxada principalmente pela venda dos utilitários Fiat Strada e Fiat Toro. A venda destes veículos é contabilizada pela Fenabrave – a Federação nacional dos distribuidores de veículos – como classe comercial.
Só em Toros e Stradas a Fiat vendeu 170 mil modelos em 2023. Já a Volkswagen se manteve líder absoluta na venda de automóveis. O Polo aproveitou a herança do Gol e emplacou 111 mil unidades. O suv T-Cross ajudou a VW neste ranking e emplacou 72 mil unidades.
Veja também os rankings por categoria e uma análise do mercado.
Veja onde cada marca se destacou em 2023:
Carro de passeio mais vendido no Brasil é da Volkswagen
A Volkswagen liderou o ranking de venda de automóveis com o Polo. O Onix, que era líder nos últimos anos, ficou em segundo, com 9 mil unidades a menos.
Fiat lidera a venda de picapes
A Strada é imbatível e faz a Fiat liderar o ranking geral (que soma carros de passeio e utilitários) e o de picapes. A segunda picape mais vendida também é Fiat. No caso, a Toro. Ainda entra nesta conta a sétima picape mais vendida, que é a Fiat Fiorino.
Sedã mais vendido é Chevrolet
A Chevrolet o ranking de sedãs com as vendas de um único carro: Onix Plus.
SUVs: Volkswagen
A Volkswagen trocou uma linha de anos atrás que tinha vários carros de passeio (Gol, Polo, Fox e Up) pela atual com predominância de SUVs (T-Cross, Nivus e Taos). Isso fez a marca superar a Jeep na venda de veículos nesta categoria.
Elétricos mais vendidos são da BYD
Chegou e sentou na janelinha. O BYD Dolphin chegou em 2023 e já domina o mercado de elétricos no país.
Porsche vende mais carros esportivos
A Porsche lidera esse ranking com a venda de 1053 Porsche 911 em 2023.
Spin sobrevive como perua
A Spin é o único carro que ainda conserva o estilo “Station Wagon”, ou conhecido também como peruas. Para 2024 a Chevrolet terá a concorrência da Citroën neste setor. Só que as marcas preferem chamar os modelos de “SUV”.