Quais foram os primeiros veículos híbridos no Brasil?

Toyota é pioneira na tecnologia em grande escala, mas há 120 anos o criador da Porsche já tinha um modelo pronto para o mundo

Carros híbridos estão ficando cada vez mais acessíveis no Brasil. É uma tecnologia que deve marcar uma nova era para a indústria nacional, em contraponto aos modelos de origem chinesa que dão preferência ao veículo totalmente elétrico. Mas você sabe que a tecnologia não é uma grande novidade?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Carro híbrido é um carro que possui dois ou mais motores funcionando em conjunto, onde um deles é convencional e o outro – ou os outros – é elétrico e serve como auxiliar do motor principal. Assim o motor convencional é plenamente exigido apenas quando o veículo precisa de maior potência. Um exemplo do uso do motor híbrido é quando o veículo está com motor convencional em baixa rotação e o motor elétrico assume como motor principal.

Primeiros híbridos no Brasil

O primeiro híbrido registrado pela própria marca no Brasil foi o Mercedes-Benz S400, em abril de 2010. O Ford Fusion Hybrid chegou ao mercado brasileiro em novembro de 2010. Aqui cabe uma diferenciação: o Mercedes era um híbrido leve, onde os motores elétricos têm uma função bem auxiliar no veículo. Já o Fusion Hybrid tinha o motor elétrico como “co-protagonista” e fazia parte do conjunto que movimentava o veículo.

No entanto o primeiro híbrido em larga escala do Brasil é da Toyota. O Prius chegou ao Brasil como um produto destinado à taxistas em 2012, mas o modelo havia sido lançado no Japão 15 anos antes. O Toyota Prius carrega o mérito de ser o primeiro veículo híbrido fabricado em grande escala. E se você tem ou conhece alguém com um Toyota Prius 2012, saiba que ele é um dos 116 existentes no país.

O primeiro veículo híbrido fabricado no Brasil em larga escala também é Toyota. O Corolla flex híbrido começou a sair da fábrica da empresa no interior de São Paulo em 2019.

Primeiro híbrido no mundo tem mais de 120 anos

O primeiro híbrido da história é ainda mais antigo e sequer passou perto do Brasil. O Lohner-Porsche Mixte é o primeiro carro híbrido da história, criado em 1901. Foi um dos primeiros projetos de Ferdinand Porsche e utilizava originalmente apenas motores elétricos. Como faltava força, um motor convencional foi colocado. Foram criadas cinco unidades.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES