O ranking da Associação Nacional da Indústria Automotora do Chile mostra que os asiáticos dominaram as vendas de veículos no país. Dos 10 veículos mais vendidos no país em 2023, 7 são asiáticos. As exceções são as picapes que são fabricadas na Argentina. Entre os carros, o Nissan Versa e o Peugeot 208 são as únicas exceções no top10.
No caminho inverso do Brasil, as vendas chilenas estão em queda. Em 2023 o país vendeu 26% menos carros zero quilômetro. A Toyota Hilux lidera entre os comerciais e o Suzuki Swift é o líder de vendas só considerando os carros. Ele já foi vendido no Brasil em versões anteriores. Os brasileiros Chevrolet Onix e Citroën C3 ocupam a décima segunda e décima terceira posições.
País dos importados
Há dois anos, quando publicamos pela última vez o ranking chileno, já havia domínio asiático. Porém a Chevrolet tinha três carros com vendas fortes no ranking. A Chery também tinha ganhado terreno com o Tiggo 2 importado da China. Isso mudou.
Antes de apresentar o ranking é necessário explicar o cenário de venda de automóveis zero km no Chile. O país não tem indústria automotiva e importa tudo o que é vendido neste setor. O Chile não faz parte do Mercosul e isso cria um cenário curioso. Por exemplo: o país importa alguns modelos da Chery diretamente da China e isso acontece também com outras marcas, com o a Chevrolet. No passado, mesmo havendo produção do Fiat Punto no Brasil, os chilenos recebiam o Punto italiano por lá. Tudo isso é fruto de acordos comerciais que o país faz.
Também é necessário expor que o volume de vendas no país é pequeno perto do que é vendido no Brasil. A líder de vendas, Toyota Hilux, vendeu pouco mais de 9 mil unidades durante todo o ano de 2023. Isso equivale ao que a picape Fiat Strada vende em 25 dias aqui no Brasil. Vale pontuar, o Brasil tem 10 vezes mais habitantes que o Chile.
Veja o ranking de vendas de automóveis zero km no Chile em 2023:
Modelo/ origem | ||
1 | Toyota Hilux/ argentino | 9100 |
2 | Mitsubishi L200/ tailandês | 7923 |
3 | Maxus T60/ chinês | 7280 |
4 | Chevrolet Groove/ chinês | 6009 |
5 | GWM Poer/ chinês | 5540 |
6 | Suzuki Swift/ japonês | 5211 |
7 | Kia Soluto/ china | 5150 |
8 | Suzuki Baleno/ japonês | 4788 |
9 | Nissan Navara (Frontier)/ argentina | 4678 |
10 | Ford Ranger/ argentina |
Veja também o ranking apenas de automóveis vendidos:
Modelo/ origem | ||
1 | Suzuki Swift/ japonês | 5211 |
2 | Kia Soluto/ sul-coreano | 5150 |
3 | Suzuki Baleno/ japonês | 4788 |
4 | Toyota Yaris/ japonês | 3713 |
5 | Hyundai i10/ sul-coreano | 3646 |
6 | Kia Morning/ sul-coreano | 3335 |
7 | Nissan Versa/ mexicano | 3183 |
8 | Suzuki S-Presso/ japonês | 2475 |
9 | Peugeot 208/ francês | 2402 |
10 | MG MG3/ chinês | 2379 |
11 | Hyundai Accent/ sul-coreano | 2283 |
12 | Citroën C3/ brasileiro | 1896 |
13 | Chevrolet Onix/ brasileiro | 1431 |
14 | Chevrolet Sail/ china | 1408 |
15 | Suzuki Dzire/ japonês | 1220 |
Carros diferentes
A Suzuki tem uma forte estratégia de venda nos países da América do Sul. Porém o perfil da empresa nos outros mercados é muito diferente do Brasil, onde a empresa atua com uma estratégia nichada e se apoia no público off-road que gosta do Jimny Sierra.
Isso acontece porque a Suzuki no Chile é representada por outro grupo. No Brasil ela é representada pela HPE, empresa brasileira que atualmente apenas importa os modelos da Suzuki.
Outro ponto a destacar é que o Toyota Yaris vendido no Chile já é o novo modelo que deve chegar em breve ao Brasil. O Yaris brasileiro é produzido no interior de São Paulo.