Listamos treze modelos que se despediram do mercado em 2022. A maioria dos carros que saíram de linha tinham produção nacional e ainda não têm substitutos. A lista de carros “aposentados” é menor que a do ano passado, quando a pandemia e as novas normas de emissão de poluentes promoveram um bota fora de 22 modelos.
Volkswagen
O destaque é o Volkswagen Gol que está chegando ao final após 42 anos de mercado nacional e com total sucesso. A Volkswagen encerrou o modelo com uma série especial de 650 carros oferecia no mercado nacional. Outros 350 foram encaminhados para os outros países latinos. O Gol foi substituído pelo Polo Track.
Junto com o Gol o Voyage vai saindo de linha, ofuscado pelo irmão mais pop. O sedã ainda não tem um substituto direto. O Virtus segue em um patamar acima nos preços.
Leia também:
– Carros (e versões) fabricados no Brasil e que não existem no Brasil
Suzuki
Outra baixa significativa foi do Suzuki Jimny. Ele deixou de ser fabricado em Goiás e saiu de linha, deixando apenas o Jimny Sierra em linha. A baixa do Jimny é destaque também por outro ponto: sem ele a Suzuki não fabrica mais nenhum modelo no país, apenas importa.
Aliás a Suzuki deixou de importar para o Brasil o Vitara e o S-Cross. Com isso apenas o Jimny Sierra é mantido em linha. A empresa de um carro só.
Hyundai
A linha HB20 foi reformulada e a versão HB20X se despediu. O Hyundai HB20X era a versão aventureira do HB20. Também pela Hyundai deixou de ser oferecida a segunda geração do Tucson que aqui no Brasil se chama ix35. Era fabricado em Anápolis (GO).
Mitsubishi
Também de origem goiana o Mitsubishi Outlander se despediu do mercado sem grandes explicações. O SUV da Mitsubishi agora é o Eclipse.
Chery
A Chery tirou o Tiggo 2 de linha depois que encerrou suas atividades na fábrica de Jacareí. O Tiggo 3 também era montado nesta linha, mas permanece sendo oferecido na versão 2023 no site da marca. Oficialmente ele segue em linha, mas tente achá-lo nas concessionárias.
Honda
A Honda também retirou o Accord de linha logo em janeiro. O produto era importado e a geração ficou menos de um ano nas lojas. Ele não tem um substituto.
Renault
O Renault Sandero foi outro modelo que foi mas não foi. Explico. O nome Sandero foi aposentado e a versão básica já não existe mais. Porém a versão “aventureira” Stepway segue no mercado e carrega apenas esse nome, simplesmente “Stepway” e que deve sumir em 2023. Não deixa substituto por enquanto.
Volvo
A Volvo aposentou de uma vez dois modelos sedãs, o S60 e o S90. Ambos importados. A justificativa é que a marca está apostando agora nos híbridos e elétricos e não está descartada a volta dos modelos com essas configuração.