Maior fabricante privada chinesa é fabricante de modelos grandes como picapes e SUV. Na América do Sul ela está presente no Chile e Peru.
A Great Wall é uma fabricante chinesa que pretende entrar no mercado brasileiro no próximo ano. O desejo da empresa em entrar em nosso mercado é caso antigo, desde a primeira onda de chegada das marcas chinesas, em 2010.
Agora há a notícia que a empresa adquiriu a antiga fábrica de automóveis da Mercedes Benz, em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Mas quais carros a Great Wall fabrica?
Aqui na América do Sul ela comercializa seus veículos no Chile e no Peru e é com base nesses mercados que vamos explicar para você quais são os modelos que ela oferece.
No mercado dos vizinhos a Great Wall oferece duas linhas de picape. A linha Wingle 5, que é mais simples e a linha Poer, que traz picapes com maior sofisticação, tanto visual quanto tecnológica.
Vale pontuar que os veículos vendidos nestes países são fabricados na China e tem preços abaixo dos praticados por outras marcas naqueles mercados. Ao fabricar carros no Brasil a Great Wall deve (ao menos é o que se espera) adaptar a linha e explorar novos produtos. A linha Poer deve estar presente, pois é o carro-chefe da Great Wall nos mercados onde atua.
SUV M4
O SUV da Great Wall lembra um misto do Swift, da Suzuki, com o Tiggo 2 da Chery. Custa R$ 56 mil no Chile, já com impostos, na conversão direta. Para uma comparação simples, o Fiat Mobi no Chile custa R$ 49 mil. O Chevrolet Groove, um SUV menor que o Tracker e que seria um concorrente do M4, é vendido por lá por R$ 70 mil.
O M4 tem motor 1.5 de 105cv a gasolina e controle eletrônico de frenagem. As versões mais caras, que se aproximam dos R$ 70 mil, tem central multimídia e até teto solar. Apesar do preço baixo, o M4 não aparece na lista de carros com boas vendas no Chile, onde o líder é outro chinês, o MG ZS, que custa a partir de R$ 70 mil.
Picape Wingle 5
É uma picape de caçamba simples, com tração 4×4 e movida a diesel que é vendida em versão com cabine normal e também estendida. Ao observar a caçamba, dá para perceber que ela é bem simples, distante das picapes nacionais de mesmo porte como a Hilux, e mais próximo de outros veículos chineses voltados para o serviço.
Apesar disso, traz acessórios curiosos pelo preço e proposta do veículo como sensor de estacionamento, controle do som no volante e auxiliar eletrônico de frenagem. O acabamento interior é de aparência bem frágil. Porém, se fosse vendida no Brasil certamente seria o veículo a diesel mais barato do mercado. No Chile, com impostos (que são mais baixos do que os daqui) ela custa R$ 80 mil, no valor convertido.
Picape Poer
A Poer é um veículo de categoria mais elevada que a Wingle 5. Ela existe em várias configurações, mas todas com cabine dupla e movida a diesel. A versão mais cara, com impostos, no mercado chileno custa R$ 120 mil, na conversão direta. No Chile a Great Wall associou a marca “Poer” com a palavra “Poder”.
Por esse preço ela traz controle de estabilidade, auxiliar de partida em rampa, central multimídia e motor 2.0 turbo. Também tem partida no botão, bancos com aquecimento e volante com comandos do rádio.
A Picape Poer é a décima picape mais vendida no Chile no primeiro semestre deste ano. Ela teve quase o mesmo volume de vendas que a Volkswagen Amarok (1204 contra 1133), mas distante da líder Hilux, com quase 3700 unidades vendidas.