No começo, quando tudo era mato para quem tinha um carro elétrico, o motorista tinha que se preocupar se ele conseguiria reabastecer o modelo elétrico no caminho antes de iniciar uma viagem. Por vezes, ele só viajaria se tivesse essa certeza. O tempo passou e embora muita coisa ainda seja mato quando falamos de eletrificação da frota, o Brasil avançou em rotas para carros elétricos.
De tempos em tempos, vemos projetos sendo lançados por empresas de energia em parceria com concessionárias ou algo do tipo. Assim, já é possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro ou de São Paulo até o Uruguai sabendo que haverá onde recarregar.
Em geral, as rotas são pensadas levando em conta a autonomia de um elétrico. Por exemplo, calculando que é preciso um posto de recarga a cada 200 km, dependendo da distância total da rota. Existem modelos com mais autonomia que irão parar a cada 400 km, e existem os de menor, que vão parar a cada 200. As paradas variam bastante e são inversamente proporcionais ao desenvolvimento dos elétricos.
Os primeiros projetos levavam em conta a baixa autonomia dos primeiros carros elétricos no país. Era preciso colocar postos a cada 80 km ou no máximo 120 km para não deixar ninguém na mão. Hoje já existem carros que ultrapassam os 500 km de autonomia, a depender do pé do motorista. Ao mesmo tempo, novos postos vão entrando na jogada, diminuindo as distâncias entre eles e deixando para o consumidor a escolha onde parar, mais ou menos o que já acontece na hora de abastecer com gasolina ou etanol.
É claro que estamos muito longe da capilaridade dos postos de combustíveis, mas já há um avanço. Falta ainda pensar no país como um todo e criar uma rede do tipo em regiões mais afastadas do eixo Rio-SP. Com a expansão da frota, quem sabe. Mas sem a criação de eletropostos, que motorista irá se aventurar em partir para o elétrico? É um jogo com dois lados, que precisam andar juntos.
Veja abaixo as principais rotas para carros elétricos no Brasil
Plug&Go – São Paulo e interior
O projeto lançado em 2019 distribuiu postos de recarga em diversas rodovias que cortam o estado de São Paulo. É possível sair da capital paulista e acessar todas as regiões do estado fazendo paradas pelo caminho.
O tempo de recarga pode variar de acordo com a combinação bateria do carro e tipo de carregador. No carregador ultra rápido, o tempo médio de recarga é de aproximadamente 15 minutos para 100km de autonomia, em média. Aceita todo tipo de elétrico, mas os da Tesla necessitam de um adaptador.
- – Shopping Serramar, Av. José Herculano, 1086 – Pontal de Santa Marina, Caraguatatuba- SP (https://g.page/SerramarShopping).
- – Graal Petropen, no km 461 da Rodovia Régis Bittencourt – BR 116, Pariquera-Açu – SP (https://g.page/graal-petropen)
- – Graal Buenos Aires, no km 449 da Rodovia Régis Bittencourt – BR 116, Registro – SP (https://goo.gl/maps/betWjbqDsoSmCxcP6)
- – Graal Coral, no km 210 da Rodovia Anhanguera, SP-330, Pirassununga – SP (https://goo.gl/maps/GiSgioah5wG2p2xJ7)
- – Graal Topázio, no km 140 da Rodovia Anhanguera, SP-330, Limeira – SP (https://goo.gl/maps/xpnfKKoygLzSEVDg7)
- – Graal Trevo, no km 320 da Rodovia Anhanguera, SP-330, Ribeirão Preto – SP (https://www.google.com/graal+trevo)
- – Graal 125 Sul, no km 125 da Rodovia dos Bandeirantes, SP-348, Santa Bárbara d’Oeste – SP (https://g.page/graal125sul)
- – Graal Mairiporã, no km 62 da Rodovia Fernão Dias, SP-010, Mairiporã – SP (https://g.page/GraalMairipora)
- – Graal Rancho Português, no km 70 da Rodovia Fernão Dias, SP-010, Mairiporã – SP (https://goo.gl/maps/byAMdS5FPujgGtH67)
Rota Sul – São Paulo a Punta del Este (Uruguai)
Trata-se de um projeto maior, que liga o eixo-sul brasileiro até o Uruguai, sendo possível também ser interligado com o Mercosul em geral. Nissan, Movida, a rede de postos Sim e a startup Zletric se juntaram para a criação da rota, com capital 100% privado.
A Rota Sul criou postos onde não havia recarga, interligando a outras rotas, permitindo a interligação até São Paulo. O foco foi colocar postos em cidades do interior dos estados do Sul do país, como São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul, Três Cachoeiras, Gramado, Bento Gonçalves, Itajaí, Araquari e Camaquã.
É possível consultar os locais de recarga no aplicativo da Zletric.
Corredor Verde – Salvador a Natal
O primeiro corredor de mobilidade elétrica da região Nordeste é também o maior do Brasil em quilômetros percorrios. São pouco mais de 1.000 km, interligando as capitais Salvador/BA e Natal/RN, passando por Aracaju/SE, Maceió/AL, Recife/PE e João Pessoa/PB.
No total, 70 cidades são interligadas pela rede de eletropostos. O motorista tem como opção fazer recargas rápidas ou lentas, podendo planejar paradas curtas, para um café, ou com descansos maiores, passando a noite em Recife, por exemplo, e deixando o carro abastecendo em um wallbox comum duante a noite.