Primeiro Jeep Willy fabricado no Brasil completa 70 anos de história

Cara de Cavalo inaugurou produção na fábrica de São Bernardo do Campo, um ano depois do lançamento nos EUA.

Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos de história. O modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954, dando início a uma história de sucesso, que perdura até hoje com a linha Renegade, Compass e Commander.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Primeiro Jeep Willy fabricado no Brasil
Jeep CJ-3B abriu as portas para o modelo off-road no Brasil

As letras CJ vêm de Civilian Jeep – Jeep civil – já que ele veio derivado de modelos militares. O Jeep CJ-3B é uma versão melhorada do CJ-3A, com uma grade de radiador maior, um novo design de faróis e uma potência aumentada.

O CJ-3B é conhecido por sua capacidade off-road e durabilidade, e é considerado uma das mais versáteis e confiáveis ​​versões do Jeep CJ. Alguns dos seus recursos incluem tração nas quatro rodas, direção à esquerda ou à direita, opções de motor a gasolina ou diesel e opções de cabine aberta ou fechada.

Ele fez sucesso fora do Brasil. Mas no Japão, por exemplo, recebeu emblema da Mitsubishi

É popular com os amantes de veículos todo-terreno, devido a sua facilidade de modificação e capacidade de adaptação a uma ampla gama de usos.

Montado em São Bernardo do Campo/SP pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo”.

A montadora decidiu dar um upgrade no motor, mas ele não cabia no espaço anterior. A solução foi elevar a parte frontal e colocar a palavra ‘Willys’ para dar uma disfarçada. A mudança fez o modelo saltar de 61 para 76 cavalos e 14,5 para 15,7 kgfm.

O 3B ganhou capô mais alto. Foi o preço a se pagar para melhorar a potência

Algumas publicidades da época destacavam a força e capacidade off-road dos modelos, que seguem sendo grandes atributos da Jeep até hoje. Fora do Brasil também fez muito sucesso. No Japão recebeu emblema da Mitsubishi, embora o carro seja o mesmíssimo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Propaganda do primeiro Willys fabricado no Brasil

O CJ-3B logo foi sucedido pelo CJ-5, mais moderno e que povoou mais as ruas brasileiras. Mas coube ao 3B abrir portas para o modelo, hoje muito valorizado entre os colecionadores.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES