Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos de história. O modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954, dando início a uma história de sucesso, que perdura até hoje com a linha Renegade, Compass e Commander.
As letras CJ vêm de Civilian Jeep – Jeep civil – já que ele veio derivado de modelos militares. O Jeep CJ-3B é uma versão melhorada do CJ-3A, com uma grade de radiador maior, um novo design de faróis e uma potência aumentada.
O CJ-3B é conhecido por sua capacidade off-road e durabilidade, e é considerado uma das mais versáteis e confiáveis versões do Jeep CJ. Alguns dos seus recursos incluem tração nas quatro rodas, direção à esquerda ou à direita, opções de motor a gasolina ou diesel e opções de cabine aberta ou fechada.
É popular com os amantes de veículos todo-terreno, devido a sua facilidade de modificação e capacidade de adaptação a uma ampla gama de usos.
Montado em São Bernardo do Campo/SP pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo”.
A montadora decidiu dar um upgrade no motor, mas ele não cabia no espaço anterior. A solução foi elevar a parte frontal e colocar a palavra ‘Willys’ para dar uma disfarçada. A mudança fez o modelo saltar de 61 para 76 cavalos e 14,5 para 15,7 kgfm.
Algumas publicidades da época destacavam a força e capacidade off-road dos modelos, que seguem sendo grandes atributos da Jeep até hoje. Fora do Brasil também fez muito sucesso. No Japão recebeu emblema da Mitsubishi, embora o carro seja o mesmíssimo.
O CJ-3B logo foi sucedido pelo CJ-5, mais moderno e que povoou mais as ruas brasileiras. Mas coube ao 3B abrir portas para o modelo, hoje muito valorizado entre os colecionadores.