No final do século passado o mercado automotivo brasileiro tinha uma disputa de picapes em duas categorias diferentes: as pequenas e as médias. Nos últimos anos os SUVs emergiram e com isso as picapes foram ficando de lado para algumas montadoras. A guerra esfriou.
Para quem gosta deste estilo (e também tem um dinheiro para gastar nele) informo que o ano de 2023 deve iniciar uma nova disputa na área, com pelo menos seis novas picapes nas lojas.
Picapes compactas
Animada com a Strada a Fiat foi além e criou uma nova categoria. A Toro é considerada uma “Sport Utility Pick-up” (SUP) ou simplificando: uma picape SUV. A Toro está no mercado há 7 anos sem concorrentes (a Oroch não fez sombra), mas isso já começou a mudar.
A Ford já trouxe a Maverick, mas tem outra carta na manga: no começo de 2023 vai lançar a Maverick Hybrid, sendo assim a primeira picape híbrida (importada) vendida no Brasil.
Ainda nesta categoria a GM vai lançar no ano que vem a nova Montana e a Hyundai deve trazer a picape Santa Cruz. A Volks já ensaiou lançar uma picape nesta categoria, mas recuou. A diferença de Toro e Oroch para as demais é que somente elas são fabricadas no Brasil.
Picapes médias
Entre as médias a disputa clássica sempre foi entre Ford e Chevrolet. Com o tempo a Toyota Hilux deu um olé e assumiu a ponta. A boa notícia é o que 2023 nos reserva nesta categoria: a Chevrolet vai lançar a nova S10 e a Ford renovará a Ranger. A Chevrolet continuará sendo a única nacional, fabricada em São José dos Campos (SP).
É aguardada também mudança na VW Amarok e novos produtos vão entrar na briga: A Fiat vai lançar a Landtrek, que no exterior é da Peugeot, e a Great Wall vai lançar a “Poer”. Aliás a Poer deveria ser a primeira picape híbrida vendida no Brasil. Seria, porque a Ford anunciou que trará a Maverick híbrida antes.
A RAM também trará uma picape nesta categoria e fabricada no Brasil, mas essa só em 2024!
Picapes grandes
Nesta categoria a RAM já mostrou suas armas trazendo a 2500 e a 3500. Fez o que muita gente nem imaginaria: bateu recorde de vendas destes modelos em 24 horas. Ninguém podia imaginar que no Brasil tinha tanta gente com dinheiro disposta a comprar do dia pra noite uma picape de mais de R$ 400 mil.
Pois esse fato chamou a atenção da concorrência. A Ford já escalou a série F-150 para vir ao Brasil em 2023. A F-150 é a responsável por tornar a Ford líder em alguns mercados pelo planeta. Já a Chevrolet vai contra-atacar com a Silverado, que está numa categoria acima da S10, com o motor V8 do Camaro.
Desta categoria nenhuma será fabricada no Brasil.
Picapes pequenas: sem novidade!
Na categoria das pequenas a Fiat venceu a guerra que começou lá atrás entre Fiorino e VW Saveiro e que depois teve Ford Courier, Peugeot Hoggar, Fiat Strada e as Chevrolets Picape Corsa e Montana.
A disputa foi intensa até Saveiro e Montana entregarem os pontos. A Fiat Strada reina e não haverá concorrente para ela nos próximos anos, o que é um fato curioso já que a Strada é o veículo mais vendido no país atualmente e só tem a Saveiro como alternativa.
*o texto foi atualizado em 28/09 para acrescentar a informação divulgada neste dia pela Ford que lançará no início do ano que vem a Maverick Hybrid. O texto anterior mencionava apenas a picape Poer como veículo híbrido nesta categoria.