O ano de 2022 termina com mais uma alta no preço do carro zero quilômetro. Em comparação com 2021, o veículo zero ficou 17% mais caro, aponta a empresa Bright Consulting. O preço médio subiu de R$ 116 mil para salgados R$ 136 mil em apenas 365 dias. A alta foi bem maior do que a inflação acumulada – hoje abaixo dos 5% em 2022.
Os números desanimam ainda mais quando comparamos com os valores pré-pandemia. Em 2019, o carro zero custava, em média, R$ 82 mil. Ou seja, em apenas 3 anos, a alta foi de 65%. A inflação ficou abaixo dos 24%.
Os motivos para a escalada de preços foram muitos: na pandemia, a produção e a logística ficaram mais caras. Mas não só isso.
A falta de componentes, principalmente de semicondutores, represou a produção, fazendo com que os modelos ficassem mais caros pela procura superior à oferta.
Outro motivo para o encarecimento do preço médio do veículo zero brasileiro tem tudo a ver com as perspectivas futuras sobre preços.
Preço do carro zero vai cair em 2023?
O ano de 2023 começa com a retirada de veículos de entrada do mercado e o investimento das montadoras em veículos maiores e mais completos. Para as empresas, significa lucrar mais mesmo vendendo menos veículos.
Com menos opções baratas nas lojas, tais como o VW Gol, que acaba de sair de linha, a tendência é que o preço médio de um carro novo fabricado no Brasil continue subindo no ano que chega.
Conforme contamos aqui, são poucas as opções de modelos abaixo de R$ 90 mil, e pouquíssimas abaixo de R$ 70 mil – no caso, apenas duas: Renault Kwid e Fiat Mobi, para sermos mais precisos.
Desta forma, o motorista tem que recorrer ao mercado de usados, pagar o mesmo que pagaria há 4 anos para ter um zero, mas sair com um modelo desgastado, rodado e defasado…