Uma das preocupações do mercado automotivo é com o preço das baterias a longo prazo. Para que a transição para o carro elétrico surta o efeito desejado, o preço final dele não pode subir. E a bateria tem uma função importante nisso. Mas no que depender do componente, o mercado pode ficar mais sossegado. O preço da bateria vai cair a longo prazo.
A previsão é da Goldman Sachs, importante grupo financeiro que costuma acertar suas análises, em seus mais de 150 anos de história. A instituição prevê uma queda acentuada no curto prazo: cerca de 40% até 2025.
O motivo da queda, segundo a Goldman Sachs é uma mistura de queda nos custos da matéria-prima e a inovação promovida pelas fabricantes. “Os fabricantes estão encontrando maneiras de simplificar a fabricação, com embalagens melhores e mais simples, além de utlizar materiais como o silício, que aumenta a carga energética”, afirma Nikhi Bhandari, diretor da companhia.
“Grandes inovações como baterias em estado sólido, em vez das atuais de eletrólito líquido podem nos próximos anos ser a virada de chave na indústria. Elas irão permitir que as montadoras acumulem ainda mais energia, com o mesmo peso de uma bateria convencional”, conclui.
Após uma queda no preço do kWh de 2019 para 2020, a indústria viu o encarecimento do componente, motivado pela pandemia de Covid.
Em 2022, o preço chegou a quase 160 dólares por kWh. Após um pequeno recuo em 2023, o valor deve fechar por volta de 110 dólares em 2024, e ficar abaixo dos 90 dólares em 2025. A previsão da Goldman Sachs é que o custo fique perto dos 70 dólares em 2030.
O número é animador principalmente porque a bateria pode custar mais de 30% do valor final de um carro elétrico. Quanto maior o veículo, maior o preço do componente.
É o caso, por exemplo, do Ram 1500 elétrico, previsto para 2025. Ele custará por volta de 81 mil dólares ao consumidor, dos quais 25 mil só por causa da bateria, que terá capacidade para 229 kWh. Isso dá quase 32% do valor da picape. As informações são da Benchmark Minerals Intelligence.
Já o Tesla Model S tem baterias mais baratas. Segundo a publicação, a bateria de 100 kWh de capacidade custa 13,6% do valor do veículos, cerca de 12 mil dólares dos 88 mil cobrados pela montadora de Elon Musk.
Em modelos com preços menos inflados, o preço da bateria pode ser ainda menor. Em um Mustang Mach E, o conjunto de baterias de 70 kWh sai por menos de 7 mil dólares, impactando em 16% do preço do veículo, atualmente custando 43 mil dólares. Vamos ver como os preços vão se comportar daqui para frente