A Fiat italiana começa nesta terça-feira (4) com um novo posicionamento de seus veículos na Europa. A marca vai deixar de usar a cor cinza em seus veículos e isso começará com a venda de seu novo Fiat 600, um SUV que substituirá a médio prazo o Fiat 500X na Europa e não tem previsão de vinda ao Brasil.
A estratégia dos carros coloridos também não deve chegar ao Brasil. É que na Europa a Stellantis quer se posicionar a marca Fiat com produtos mais divertido, no ritmo de “viva ao máximo sua vida”.
Isso ficou bem claro quando a marca mostrou o seu novo “Topolino”, um veículo que é uma versão do Citroën Ami. Enquanto o modelo da Citroën tem portas convencionais de um veículo e foi pensado para deslocamentos curtos dentro de uma cidade, o da Fiat deve ter versões mais voltadas ao público que pensa em usar o carrinho em situações de lazer, como um passeio tranquilo em uma cidade litorânea.
Assim como o Fiat 600, o Topolino ainda não foi totalmente apresentado. Eles chegarão juntos para compor essa nova fase da Fiat. O Fiat 500X ficará em linha pelo menos até 2026 e, nesse tempo, conviverá com o 600.
E por que não no Brasil?
A Fiat já deixou claro que essa mudança será aplicada apenas na Europa. Pela América Latina a empresa tem uma administração e uma estratégia totalmente diferente.
Enquanto na Europa a marca tem as agora “irmãs” Peugeot, Citroën e Opel disputando mercado e precisa achar um nicho diferente para atuar, aqui no Brasil a Fiat lidera o mercado. Não faz qualquer sentido mudar agora a estratégia.