Nostálgicos para alguns, apavorantes para outros poucos, os veículos históricos usados como viaturas da Polícia Militar de São Paulo são ícones para os amantes de carros.
Tirados de circulação há muitos anos e guardados no galpão da corporação para raras saídas festivas, o público pôde matar um pouco da saudade neste domingo (09).
Os veículos participaram do desfile da PM paulista nas comemorações dos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, nas imediações do Parque do Ibirapuera e do Obelisco da capital paulista. Foi possível ver de perto não só os modelos históricos mas também a antiga cor cinza padrão da corporação, abandonada com o passar dos anos.
Veraneio, Fusca, Kombi, Ipanema. O Turboway separou um resumo de alguns veículos da frota histórida da Polícia Militar de São Paulo. Confira.
Chevrolet Veraneio 1988 da Rota
A Chevrolet Veraneio é uma das viaturas mais conhecidas da PM de São Paulo. Utilizada pela Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), famosa tropa de elite da Polícia Militar, a Veraneio era um veículo robusto e potente, que se destacava por sua presença imponente nas ruas. Com quatro portas e espaço para transportar tropas e equipamentos, essa viatura era amplamente reconhecida de longe.
Chevrolet Kadett Ipanema 1998
O Chevrolet Kadett Ipanema foi um modelo de perua bastante utilizado pela Polícia Militar durante os anos 90. Com espaço interno generoso, era um veículo prático e versátil para o transporte de policiais e equipamentos. Essa viatura se tornou uma presença comum nas ruas, contribuindo para a segurança pública.
Chevrolet Opala 1990
O Chevrolet Opala marcou uma era na história das viaturas da PM de São Paulo. Com sua carroceria robusta e design clássico, o Opala era amplamente utilizado pela polícia nas décadas de 80 e 90. Essa viatura era reconhecida pela sua cor e pelas sirenes e giroflex instalados no teto, indicando a presença policial iminente.
Volkswagen Kombi 1996
A Volkswagen Kombi é um veículo icônico e versátil que também foi utilizada como viatura pela Polícia Militar de São Paulo. Com sua carroceria espaçosa e funcional, a Kombi permitia o transporte de policiais e equipamentos com facilidade. Era comum vê-las nas ruas com a pintura característica da PM e suas sirenes e giroflex distintos.
Volkswagen Fusca ‘Baratinha’ 1986
O VW Fusca, conhecido como “Baratinha”, também marcou presença como viatura da PM de São Paulo. Com seu design clássico e tamanho compacto, o Fusca era utilizado principalmente em áreas de difícil acesso, permitindo que os policiais se locomovessem rapidamente em locais estreitos ou de tráfego restrito.
Nova mudança de padrão de cores
O governo paulista anunciou uma nova mudança no padrão visual das viaturas da PM. As cores vermelho, cinza e preto, aplicadas como um mapa do estado sobre o branco do carros serão substituídas por versões predominantemente brancas, com alguns pequenos detalhes nas cores de sempre.
O governo justifica que será uma economia. Os veículos passavam por até 3 pinturas com cada cor e, em caso de acidente, o modelo era inteiramente pintado de novo. A expectativa é que em até 5 anos todos os veículos sejam trocados pelo novo padrão.