Picapes em 2023: quais marcas estão dentro do jogo

Preparamos um resumo sobre os próximos e os mais recentes lançamentos das marcas que estão presentes no Brasil no mercado de picapes. Vem muita novidade por aí

No Turboway já falamos que 2023 está sendo um grande ano para os picapeiros. As marcas resolveram investir pesado e lançar produtos novos e també os que já existiam no exterior há décadas e resistiam em chegar aqui, como a Ford F-150, sucesso absoluto há 40 anos nos Estados Unidos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E quais as marcas que estão no jogo, quais vão entrar e quais ficarão de fora? Contamos isso neste texto.

Fiat

A Fiat continua líder absoluta na venda de picapes. A marca praticamente monopolizou o mercado de picapes pequenas com a Strada e no segmento das compactas nada de braçada com a Fiat Toro. A marca, porém, parece entender que não pode simplesmente deixar o barco navegar.

O que a marca prepara ainda para este ano? O lançamento de uma versão da Strada com motor turbo (o mesmo do Pulse e falamos dele aqui) será agora no meio do ano e o objetivo é claro: criar obstáculo para a nova Chevrolet Montana, que na versão mais barata custa o mesmo que a versão mais cara da Strada. Toro e Strada são produtos nacionais.

Ainda agora no meio do ano a Fiat dará um passo adiante tentando emplacar a Fiat Titano numa categoria em que a marca nunca navegou no Brasil. Vai concorrer com a líder da categoria, a Toyota Hilux e também com Chevrolet S10 e Ford Ranger.

A Titano será um rebagde da Peugeot Landtrek (foto: Peugeot/ divulgação)

Aqui vale destacar: a picape da Fiat não é um produto específico da Fiat. Ela é um produto da Peugeot (um rebadge, portanto) que tem boa parte das peças fabricadas na China e aí é montada no Uruguai. Aqui ainda temos uma expectativa, a do preço que a Fiat vai dar para este produto. Vai ser muito difícil concorrer com produtos consagrados como os que já existem na categoria.

O motor da picape também ainda não foi divulgado pela Fiat. Segundo a Revista Quatro Rodas, é muito possível que receba o motor diesel da Fiat Ducato.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

RAM

Ainda na área de picapes médias, a Stellantis atacará também com a RAM Rampage, uma picape nova que usa a mesma base da Fiat Toro e é fabricada na planta de Pernambuco da empresa.

A Rampage também concorrerá com S10 e Hilux e Ranger. Porém a Stellantis deve abusar da credibilidade da marca RAM para posicionar o produto entre as versões mais caras da concorrência. Agora em maio a marca trouxe ao país a RAM 1500, picape que está acima da Rampage e que vendeu 540 unidades em apenas uma noite.

A marca se prepara para promoções no segundo semestre com suas picapes importadas (2500 e 3500). É que elas receberão concorrência forte da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado, que falamos logo abaixo. Todos esses produtos citados neste último parágrafo são importados.

Ford

A Ford investiu na sua fábrica argentina, a única que a empresa manteve na América do Sul. De lá vai sair a nova Ranger, que já é conhecida no exterior mas chegará agora por aqui.

A picape teve visual reformulado e também a plataforma, com o motor EcoBoost V6 de 2,7 litros. Também deve chegar a variante Raptor, com motor 3.0 e 405cv de potência. Essa última versão é que deve brigar com o novo produto da RAM.

Ford F-150

Além da Ranger, a Ford ataca no jogo com a nova F-150, produto que ficou fora do portfólio da empresa até agora por aqui e que é o veículo mais vendido há anos nos Estados Unidos.

A negligência da Ford em passar todos esses anos sem a F-150 no Brasil foi em acreditar que o país não teria público para o mercado de picapes mais caras. Isso caiu por terra quando a RAM resolveu trazer as RAMs 2500 e 3500 ao país. Vendeu todas as unidades importadas em poucas horas e aí abriu o olho da concorrência.

Além da F-150 a empresa já está importando a picape Maverick híbrida. É a única picape híbrida no mercado brasileiro no momento. A Maverick já tinha versão a gasolina vendida aqui, mas não vende um volume relevante que possa tirar o sono da Fiat Toro, por exemplo.

A Maverick é importada do México, a F-150 é fabricada nos Estados Unidos e a Ranger é feita na Argentina.

Chevrolet

A primeira a atacar este ano neste mercado foi a Chevrolet. Usou o programa de TV Big Brother para lançar a sua nova Montana. A Montana deixou de ser uma concorrente direta de Strada e Saveiro para mirar na Toro.

Acertou demais. Embora a picape seja um pouco menor que a Toro, ela foi posicionada em uma faixa de preços menor que a concorrente. E se apoia no sucesso que é o SUV Tracker, já que compartilha peças e também o estilo do veículo.

Outro lançamento da Chevrolet será a volta da picape Silverado. Ela concorrerá com a Ford F-150 e com as picapes maiores da RAM. A Silverado existe no mercado americano há décadas, já veio ao Brasil nos anos 90 e foi embora por falta de compradores. A Chevrolet só acordou que o país mudou do mesmo jeito que a Ford: observando a ousadia da RAM.

A Silverado é fabricada nos Estados Unidos e a Montana é feita no Brasil.

Toyota

A marca japonesa segue tranquila com sua Hilux e colocou no mercado um produto um pouco diferente das concorrentes. Enquanto outras marcas associam a imagem dos produtos ao trabalho diário ou ao mundo sertanejo, a Toyota lançou esse ano uma versão esportiva de sua Hilux.

Recentemente o site sul-africano Carmag revelou que a marca prepara um projeto que eles chamaram de “baby Hilux”, que seria uma concorrente no patamar da Fiat Toro. O produto estaria em estágio inicial de desenvolvimento.

Depois que Chevrolet e Ford anunciaram picapes grandes no Brasil para concorrer com a RAM, esperava-se que a Toyota anunciasse também a importação de seu produto na mesma categoria, a picape Tundra. Mas até o momento isso não aconteceu. Sem Tundra pelo momento, mas siga o Turboway e contaremos se isso mudar.

Renault

A Renault mantém no mercado a Oroch, a picape derivada da Duster, que sofre um pouco de preconceito pela sua primeira versão. Ela era sem graça e não tinha acessórios ou um motor que justificasse a troca de uma Toro por ela, por exemplo.

A Oroch é um produto nacional e tem agora como concorrente também a Chevrolet Montana e tem uma ótima versão 1.3 turbo, com o mesmo motor da nova Duster. Essa versão, porém, é mais cara que a versão mais equipada da nova Montana, o que assusta os compradores. As versões mais baratas da Oroch continuam com o motor antigo.

Outra carta que a Renault tem na manga é a picape Alaskan, que é produzida na Argentina já há algum tempo e não apareceu e nem há planos conhecidos pela imprensa automotiva de chegar por aqui. O site Motor1, porém, já publicou que ao menos que a hipótese não é descartada pelos executivos da marca.

Outras marcas

A GWM (Great Wall Motors) prepara a chegada de sua picape Poer ao Brasil. Será uma picape híbrida, a primeira a ser fabricada por aqui. Porém só chegará em 2024.

Um bom produto no mercado é a Nissan Frontier, que está no mercado com nova versão. A Nissan tem feito promoções agressivas para que a picape decole nas vendas. Na esteira da Nissan a Mitsubishi (que faz parte da mesma aliança) prepara uma renovação da L200 com base no projeto da Frontier. Outro projeto da marca que ainda não tem qualquer confirmação para o Brasil, onde a marca está presente por meio de uma parceria com um grupo nacional.

A Volkswagen vai lançar ainda em 2023 uma nova versão da Saveiro que terá apenas mudanças visuais e falamos disso aqui. É uma tentativa de dar fôlego para o único produto herdeiro do Gol em fabricação para concorrer com Strada e Montana. Missão difícil demais!

Ainda na Volks a marca prepara alterações na Amarok, mas a curto prazo não teremos nenhuma mudança radical. A nova Amarok que já é fabricada na África do Sul não será importada de lá ao Brasil, pois isso faria o produto chegar muito caro aqui. No entanto, a Volks segue em conversa com a Ford, já que a nova Amarok é uma parceria. Um projeto irmão da Ford Ranger.

A Amarok atual é fabricada na Argentina e a Saveiro é fabricada no Brasil.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img