Esqueça aquele velho formato clássico de carro dividido por volumes. Nada de capô, cabine e porta-malas – o tal três volumes de um sedã – ou o capô e cabine, dos hatchs. Neste caso, esqueça o primeiro volume, o capô. É este o conceito da ‘picape fofa’ feita pela Canoo, uma startup californiana de veículos elétricos que tem a ousada missão de brigar com rivais como a Tesla.
Sem a necessidade de um capô para abrigar um motor elétrico, a Canoo decidiu eliminá-lo visualmente, transformando a picape em uma espécie de van com caçamba. “Bubbly”, ou borbulhante, e ‘Carro de Lego” foram alguns dos adjetivos conquistados pelo modelo na imprensa americana.
Mas, olhando os números fornecidos pela empresa, o carro está longe de ser um brinquedo. A picape desenvolverá até 600 cavalos de potência e torque de 55 kgfm. É mais torque do que uma picape Ford F-150 a combustão, sem contar que o torque é entregue de uma vez nos modelos elétricos. O modelo terá autonomia de 300 quilômetros em cada carga completa.
O formato lembra muito a Kombi picape e também o Jeep Forward Control, dois modelos antigos, cada um com sua característica. O modelo da Volks tinha motor traseiro e por isso a frente encurtada e o Jeep mantinha o motor na dianteira, mesmo sem um capô tradicional.
Em recente documento entregue ao governo americano, a Canoo informou ter gasto em 2018 US$ 47 milhões em pesquisa e desenvolvimento do modelo, US$ 137 milhões em 2019 e US$ 52 milhões no três primeiros trimestres de 2020.
A empresa abriu seu capital no ano passado e já vale US$ 3,4 bilhões. É uma fração do que vale a Tesla, mas é mais uma companhia apostando num futuro próspero em veículos elétricos. A picape ainda não tem preço estimado.