Não é uma novata no mercado e precisou de um empurrãozinho da concorrência para chegar ao Brasil. A Ford F-150 é uma picape que acumula títulos de veículo mais vendido nos Estados Unidos há 45 anos. O veículo está disponível no Brasil e incorpora o motor V8 que hoje é usado pelo Mustang, o que faz da F-150 a picape mais potente vendida no Brasil.
Foram anos de espera e a depender do sucesso a Ford deverá agradecer a sua concorrente. É que o mercado brasileiro só conhecia essas picapes maiores por importações esporádicas, muitas vezes feitas por empresas independentes. Acreditava-se que não havia demanda que justificasse mantê-las em linha de forma constante.
Ponto pra RAM
Assim as tradicionais marcas picapeiras, como Toyota, RAM, Chevrolet e Ford seguiram tocando as coisas por aqui com suas picapes médias. Até que em maio de 2021 a RAM, novata no Brasil e que pertence ao grupo da Fiat e Jeep, apareceu por aqui oferecendo a RAM 2500. Vendeu mais de mil unidades em menos de 24 horas.
No ano passado a RAM superou a própria marca com um produto ainda mais caro. Vendeu outras mil unidades da RAM 3500 em apenas 5 horas. Vale pontuar que tanto a RAM 2500 como a 3500 estão acima da F-150, que concorre diretamente com a RAM 1500, que sozinha vendeu 1251 unidades em 2022.
Foi nesse sentido que as concorrentes Chevrolet e Ford, que estão há mais de 100 anos no Brasil, descobriram a existência de um novo mercado bem debaixo do nariz que topa pagar uma nota por uma picape que mais parece um caminhão. E que picape!
Com isso a RAM se estabeleceu primeiro e desde o ano passado já oferece uma linha de picapes grandes (e importadas) e que deve ter uma ‘irmã’ menor fabricada no Brasil. E sobre essa nova onda de picapes nós falamos aqui.
Como é a F-150
Assim chega ao mercado brasileiro a F-150 com preço que deve ficar entre R$ 450 mil e R$ 550 mil. São duas versões que utilizam o motor 5.0 V8 da Ford, o mesmo usado pelo Mustang: 405 cavalos e 56 kgfm, em um motor de 5.038 cm³ de 8 cilindros e 32 válvulas. A transmissão é automática de 10 velocidades, com possibilidade de trocas manuais na manopla do câmbio ou em uma alavanca no volante.
As versões já eram de conhecimento desde que a Ford publicou o manual do proprietário do veículo em seu site.
Os preços foram divulgados pela Ford em 14/02 e por isso atualizamos esse texto: A F-150 chega ao Brasil por R$ 470 mil, na versão Lariat, e R$ 490 mil, na Platinum.
A F-150 Lariat tem visual mais esportivo, com acabamentos na cor preta. Já a F-150 Platinum aposta nos acessórios cromados e acabamentos em couro. Será a topo de linha, embora nos Estados Unidos exista uma opção ainda mais luxuosa. Por lá são 8 opções de versões.
As versões Lariat Sport e Platinum são as intermediárias nos EUA. Por lá, a opção mais barata é a XL, que custa a partir de 33 mil dólares, e a mais cara é a Limited, a partir de 84 mil dólares. A Lariat sai por 57 mil dólares e a Platinum, por 64 mil.
A divulgação da Ford aponta que a F-150 tem 5,88 metros de comprimento, 3,69 metros de distância entre eixos e 1,96 metros de altura. A caçamba tem espaço para 1370 litros. As picapes médias disponíveis aqui costumam levar mil litros.
Outros produtos semelhantes
Para enfrentar RAM e Ford, a Chevrolet já confirmou que trará em breve a Silverado, que é a picape posicionada na mesma categoria de RAM 1500 e F-150. É bem provável que também chegue com motor V8.
Apesar da RAM já ter no mercado brasileiro picapes maiores, não há qualquer sinal que a Ford esteja se movimentando para trazer suas equivalentes como a F-250 ao país. Esses outros produtos seguem chegando ao Brasil por meio de importadores independentes.